Poder e Cotidiano em Sergipe
Seca: Jony e Heleno cobram providências a Michel Temer 27 de Outubro 17H:49

Seca: Jony e Heleno cobram providências a Michel Temer

O deputado federal Jony Marcos (PRB) e o prefeito de Canindé do São Francisco Heleno Silva (PRB) se encontraram na segunda-feira, 24, com o presidente da República Michel Temer e dentre diversas reivindicações apresentadas sobre Sergipe solicitaram providências quanto a distribuição de água no sertão e a venda do milho para consumo animal visando salvar a bacia leiteira.

 

De acordo com o deputado Jony, as áreas atingidas com a seca no sertão sergipano embora estejam contando com a assistência do exercício não têm sido suficientes, porque a forma da distribuição de água com carros pipa, conhecidos no sertão como “carradas dágua”, está sendo feita de forma inferior a real necessidade.

 

“O governo federal está fazendo propaganda de um menino falando que não vai faltar água, mas lamentamos que a realidade não seja essa. O exército vai cadastrar as famílias que precisam só que a metodologia dele é diferente da necessária. O Município cadastra 3 mil famílias em uma cidade, e a Defesa Civil cadastra na mesma cidade 1,5 mil, mas vem o exército e cadastra só 300. Então onde o exército entregava 10 carradas d’água hoje entrega duas. A realidade hoje é que o sertão está sem água”, disse o deputado diretamente ao presidente Temer.


Na ocasião, o prefeito Heleno Silva considerou que o exército apenas cumpre regras e esquece de olhar o lado social das famílias afetadas não atendendo a todos. “Presidente, na minha cidade precisaria hoje de 2,5 mil carradas de água no mínimo, e o exército só entrega 200! A metodologia do exército engessada no regime militar, só cumprindo regras, precisa ser revista”, frisou o prefeito.

 

O presidente Michel Temer, por sua vez, sensibilizou-se com a situação e determinou uma reunião resolutiva para o dia 07 de novembro com o Ministro da Integração Nacional Hélder Barbalho, e acrescentou que devem ser convocados também a participar o setor de distribuição de água do Exército Brasileiro, a Defesa Civil Nacional e a Defesa Civil Estadual de Sergipe. Entretanto, para adiantar as tratativas, um dia depois do encontro com o presidente, o deputado Jony Marcos e o prefeito Heleno Silva, estiveram em audiência com o ministro Barbalho a pedido do próprio Temer. Segundo Jony Marcos, na audiência, que contou com a participação também do deputado Fábio Reis (PMDB) foi registrada uma perspectiva positiva para os produtores.

 

Preço acessível ao produtor

Na oportunidade do encontro com o presidente, o deputado Jony Marcos destacou também a necessidade de apoio do governo federal para a bacia leiteira de Sergipe. Jony frisou que além da seca, os produtores enfrentam dificuldades para alimentar seu gado produtor de leite, e solicitou da Presidência a venda do milho em estágio de apenas consumo animal em preço inferior ao de mercado.

 

“Seria interessante se o Governo Federal pudesse autorizar a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) a vender esse tipo de milho no preço abaixo do mercado, num preço mais social e acessível aos produtores que já enfrentam a seca. Se acontecer isso vai salvar o gado da região e por tabela a produção de leite”, pontuou Jony Marcos. O presidente Michel Temer considerou também viável o pedido e solicitou uma audiência entre o deputado e o ministro da Agricultura Blairo Maggi.

Ascom

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.