Poder e Cotidiano em Sergipe
Saúde registra baixa adesão à Campanha de Vacinação contra influenza 25 de Abril 16H:42
COTIDIANO | Por Max Augusto

Saúde registra baixa adesão à Campanha de Vacinação contra influenza

Até a última quinta-feira, 21, apenas 61.864 pessoas compareceram para a imunização, um percentual de 23,56% referente ao público alvo

A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que começou no dia 04 de abril, ainda está tendo uma baixa adesão dos grupos prioritários contemplados nesta primeira fase: Idosos e Trabalhadores da Saúde.

O últimos dados disponibilizados pelo setor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que em Sergipe, 262.585 idosos com 60 anos e mais, estão aptos a receber a vacina que previne contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza A, porém, até a última quinta-feira, 21, apenas 61.864 compareceram para a imunização, um percentual de 23,56%.

Em relação aos profissionais da área da saúde, o público estimado para receber o imunobiológico é de 59.555, contudo, o número de trabalhadores que compareceram aos postos de vacinação é de 11.243, o que equivale a 18,88% deste público prioritário. “É fundamental a adesão da população prioritária, é preciso seguir as etapas da campanha que foram delimitadas pelo Ministério da Saúde com o objetivo de conter os vírus da gripe que estão em maior circulação no país. A segunda etapa acontecerá no início de maio para os demais grupos prioritários: crianças de 06 meses a menor de 5 anos de idade, que também receberão a vacina contra o sarampo, gestantes, puérperas, população indígena, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviários, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade”, esclarece a gerente Estadual do Programa de Imunização, Sândala Oliveira.

A SES reforça que a vacina contra o vírus Influenza é anual, por isso, as pessoas que se vacinaram na última campanha precisarão atualizar o esquema tomando uma nova dose contra a Influenza.

“Quando as pessoas estão vacinadas a transmissão diminui, por isso, é importante que as pessoas tenham consciência de que são muitos vírus gripais em circulação. Então, quanto mais cedo os grupos prioritários procurarem a unidade de saúde para serem vacinados, mais cedo estaremos imunizados”, salienta a gerente.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.