Poder e Cotidiano em Sergipe
Saúde lança campanha de prevenção à Sífilis Congênita 5 de Maio 18H:07

Saúde lança campanha de prevenção à Sífilis Congênita

Em alusão ao Dia das Mães, será lançada nesta quarta-feira, 06, a Campanha de Prevenção à Sífilis Congênita com tema “Mamãe: não deixe seu filho nascer com Sífilis”. A iniciativa é da gerência do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o ato ocorrerá no auditório do órgão estadual, localizado em frente à praça General Valadão, Centro.

O objetivo da ação é conscientizar as mulheres sergipanas sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da Sífilis, principalmente àquelas pessoas que residem nos 19 dos 75 municípios sergipanos com maior número de casos da doença. São eles: Aracaju, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Canindé do São Francisco, Capela, Carmópolis, Estância, Boquim, Ilha das Flores, Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda, Lagarto, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Propriá e São Cristovão.

Estes municípios recebem direto do Ministério da Saúde (MS) recursos para que executem o Plano de Ações de DST/AIDS e contam com o amplo apoio da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde. O lançamento da Campanha contará com a presença do gerente do Programa Estadual de DST/Aids, o médico Almir Santana, e do secretário de Estado da Saúde, José Sobral.

Na ocasião, será apresentada à imprensa, associações e entidades voltadas às mulheres e grupos vulneráveis, classe médica, representantes de equipes de Atenção Básica, de Vigilância Epidemiológica e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos municípios, todo o panorama situacional da Sífilis Congênita em Sergipe, além do material gráfico que será distribuído aos 19 municípios com altos índices das doenças.

“Aproveitando o período de comemoração ao Dia das Mães, nosso foco é orientar a gestante para que faca o pré-natal mais cedo possível e que leve também o parceiro sexual para que faça esse exame e o teste rápido. Queremos conscientizar as mães e também aquelas mulheres que pretendem engravidar, orientando as equipes de Saúde dos municípios para que identifiquem esse público alvo”, disse Almir Santana.

De acordo com o gerente, a Sífilis é a prioridade para enfrentamento devido aos altos índices que a doença vem apresentando em Sergipe. Em 2014, foram contabilizados 382 casos de bebês com a doença. “Vamos mostrar a situação epidemiológica do estado e do município quanto às doenças, principalmente a Sífilis Congênita, situação que já é exposta pela SES durante capacitações e encontros com os representantes municipais”, reforça.

Fonte: Agencia SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.