Poder e Cotidiano em Sergipe
Rogério Carvalho alerta para o aumento da concentração de renda 19 de Fevereiro 7H:51
PODER

Rogério Carvalho alerta para o aumento da concentração de renda

O líder do PT, senador Rogério Carvalho, afirmou em Plenário nesta segunda-feira (17)  que a preocupação excessiva com a redução das despesas públicas fez aumentar a desigualdade na sociedade brasileira. Ações recentes, segundo ele, motivaram, direta ou indiretamente, a elevação da extrema pobreza no país.

 

Uma delas foi o fim da política de valorização do salário-mínimo, apontou ele, ao lembrar que 50 milhões de brasileiros têm seus salários vinculados ao mínimo definido pelo governo. A redução da massa salarial pode agravar o desempenho da economia, por causa da redução do consumo, explicou o senador.

A reforma trabalhista também provocou a redução salarial, uma vez que a contratação na modalidade intermitente, por meio da qual o empregador somente paga pelas horas de serviço efetivamente trabalhadas, também reduziu o valor dos salários, explicou ele.

As mudanças nas regras de aposentadoria, com o cálculo do benefício levando em conta todos os salários-de-contribuição, também, em um curto prazo, irá reduzir o valor de aposentadorias e pensões, o que pode também provocar o aumento da desigualdade social, lembrou o senador.

— Nós acompanhamos onde vai dar esse tipo de concentração de riqueza, esse tipo de diminuição da presença do Estado na mediação e na distribuição desses recursos. Vai dar no que aconteceu no Chile. O que que aconteceu no Chile? A saúde foi privatizada, a previdência foi privatizada, a educação foi privatizada. Tudo bem, a população passou a ganhar um pouquinho mais, mas não conseguia ter acesso a nenhum serviço público, aumentando a concentração de riqueza e aumentando as desigualdades sociais — disse.

Por fim, Rogério Carvalho citou mudanças em programas sociais importantes para garantir a dignidade das pessoas mais pobres. Essas alterações podem, indiretamente, provocar a redução da renda, disse o senador, ao reclamar da demora na inclusão de novos beneficiários no Bolsa Família e a falta de investimento na faixa destinada às famílias de baixa renda no programa Minha Casa, Minha Vida.

 

 

Da Agência Senado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.