O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) vai se somar às instituições e entidades de todo o país que têm desenvolvido iniciativas para ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.
Após propositura da conselheira Susana Azevedo, a Corte de Contas receberá na próxima quarta-feira, 21, às 10:30, representantes das secretarias de Saúde do Estado e de Aracaju, e também da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames).
"Queremos induzir os jurisdicionados a fazerem um trabalho ainda mais dinâmico e acelerado, para que não tenhamos o risco de reintrodução do vírus da poliomielite no Brasil”, destaca a conselheira, lembrando que o país recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.
No Pleno da última quinta-feira, 15, Susana Azevedo, que é a relatora dos processos da área da Saúde estadual, observou que a baixa adesão da população levou o Ministério da Saúde a prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação até o dia 30 de setembro - inicialmente iria até o dia 9.
Há poucos dias do fim do prazo inicial, apenas 34% do público-alvo de 1 a 4 anos havia tomado a vacina, enquanto a meta do Ministério é vacinar 95% das 14,3 milhões de crianças que se encontram nesse grupo.
"Precisamos ter esse acompanhamento também nos municípios sergipanos, ver quais ações estão sendo adotadas para que possamos atingir o percentual ideal até o final do mês”, concluiu a conselheira.
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!