Para conferir a estrutura e garantir que o Camarote ofertará segurança e comodidade para pessoas com deficiência, foi realizada a vistoria do espaço nesta quinta-feira, 7
Inclusão social é garantir a equidade, possibilitando que todas as pessoas desfrutem dos seus direitos, e é com esse objetivo, para que todas as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida se sintam parte do Pré-Caju 2024, que a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, oferta o Camarote da Acessibilidade durante os dias 8 a 10 de novembro, na Orla da Atalaia, onde será realizada a maior prévia carnavalesca do país.
Para conferir a estrutura e garantir que o espaço tenha segurança e comodidade para pessoas com deficiência, a Secretaria da Assistência Social, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a coordenação do Planejamento Operacional do Pré-Caju realizaram, na manhã desta quinta-feira, 7, a vistoria do Camarote da Acessibilidade.
O espaço é adaptado às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem capacidade para 80 pessoas por dia, sendo 40 pessoas com deficiência e 40 acompanhantes. O Camarote está instalado próximo aos Arcos da Orla da Atalaia, na avenida Santos Dumont, podendo ser acessado pela avenida Rotary.
“Mais um ano de Pré-Caju que a gente promove o Camarote da Acessibilidade para que as pessoas com deficiência tenham acesso à programação da festa com maior segurança e conforto possível. Então a gente faz a apresentação do projeto e cobra que ele seja executado da mesma maneira, inclusive com órgãos da Emurb, da Assistência Social, pessoas com deficiência visitando antes de a festa começar, para verificar se toda a acessibilidade necessária está garantida. Estamos fazendo essa vistoria hoje, alguns itens foram verificados, nós vamos alterá-los até o evento para que tenha um maior conforto e acessibilidade para todo o público que venha frequentar aqui o Camarote de Acessibilidade no Pré-Caju 2024”, destaca o superintendente de Transporte e Trânsito, tenente-coronel Silvio Prado.
A área conta com rampa de acesso, dois banheiros adaptados, cadeiras, guarda-corpo mais baixo e abafadores de ouvido para pessoas autistas ou com sensibilidade auditiva. Além disso, em parceria com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), os foliões contam com segurança exclusiva.
“A gente faz uma vistoria justamente para ver o quanto o espaço está acessível ou não, porque essa questão da inclusão das pessoas com deficiência participarem de eventos populares, como o Pré-Caju, é muito importante e é um direito deles. Então a gente está vendo aqui que tem algumas coisas que precisam ser ajustadas, justamente, para atender a ABNT e tornar o espaço acessível”, explica Hugo Déda, arquiteto da Emurb e conselheiro do CMDPCD.
Para acessar
Ao chegar no evento, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem se dirigir diretamente ao Camarote da Acessibilidade portando um documento que comprove a deficiência, para o acesso ser liberado.
Fotos: Sérgio Silva / PMA
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!