Poder e Cotidiano em Sergipe
Petrobras negocia com Laércio termos do PATEN 8 de Novembro 13H:29
COTIDIANO

Petrobras negocia com Laércio termos do PATEN

Técnicos da Petrobras e da consultoria do senador Laércio Oliveira (PP/SE) se reuniram, essa semana, na sede da empresa, no Rio de Janeiro, para discutir ajustes no relatório do PATEN, especificamente no capítulo dedicado ao gás natural, incluído no texto pelo senador.

A Petrobras solicitou a análise de algumas questões que, no entendimento da estatal, precisam ser aprimoradas no relatório de Laércio para o Projeto de Aceleração da Transição Energética, que está pronto para ser votado na Comissão de Infraestrutura do Senado.

No relatório, estão previstas medidas para desconcentrar o mercado de gás natural, em conformidade com o artigo 33 da lei do gás, promovendo competição no setor e, assim, reduzindo o preço do gás natural para indústria, comércio, veículos e residências.

Nas negociações, foram estabelecidos pontos de convergência que asseguram à Petrobras a comercialização direta de toda a sua produção própria, mas, em contrapartida, estabelece restrições à compra de gás de terceiros. O gás produzido por outras empresas deverá ser ofertado diretamente ao mercado pelos seus produtores. Com essas negociações, a Petrobras aceita reduzir seu poder de mercado, contribuindo para a queda no preço do gás.

Além da produção própria, a Petrobras atualmente compra gás de outros 16 produtores nacionais e importa gás da Bolívia, exercendo significativa influência nos preços de mercado. Ao ser impedida de comprar gás de terceiros, a Petrobras terá a necessidade de expandir sua produção própria para assegurar uma maior fatia de mercado.

“O diálogo e bom senso venceram. E, como sempre, debates de alto nível levam a soluções que atendam, dentro do possível, todas as partes envolvidas. Minha insistência em negociar não foi em vão,” comemorou Laércio.

O relatório foi previamente discutido com o Ministério de Minas e Energia e está alinhado com os princípios do Programa Gás para Empregar, conforme manifestações do Ministro Alexandre Silveira. O documento também atende aos interesses do setor industrial, distribuidoras e comercializadores, todos buscando um custo de gás mais competitivo.

PROJETO ÁGUAS PROFUNDAS

A Petrobras confirmou o compromisso de desenvolver a produção do projeto Sergipe Águas Profundas (SEA), que representa uma nova fronteira de exploração de petróleo e gás natural no país, em águas ultraprofundas na costa sergipana. A empresa deve ir ao mercado em breve para contratar as unidades FPSO (unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência de petróleo).

As negociações e conversas com agentes interessados nos temas dos projetos são uma prática comum no processo legislativo, visando construir um texto que seja o melhor para o país, afirmou o relator. No caso do PATEN, diversas entidades já haviam contribuído com o aperfeiçoamento do texto. Só faltava a Petrobras sentar-se à mesa.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Gabinete Senador Laércio Oliveira (PP/SE)

Foto: Assessoria de Comunicação – Gabinete Senador Laércio Oliveira (PP/SE)

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.