Poder e Cotidiano em Sergipe
Relatório vai prever redução da maioridade apenas para crimes hediondos, informa deputado 17 de Junho 13H:34

Relatório vai prever redução da maioridade apenas para crimes hediondos, informa deputado

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) informou há pouco que o relator na comissão especial que discute a redução da maioridade penal, deputado Laerte Bessa (PR-DF), vai mudar o seu texto, prevendo a redução de 18 anos para 16 anos apenas para os casos de crime hediondo (como estupro e latrocínio), lesão corporal grave e roubo qualificado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias).


Perondi participou de reunião com o relator e com os líderes do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), e do PSDB, Carlos Sampaio (SP), na manhã de hoje. A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que trata da redução da maioridade penal, está prevista para agora a tarde na comissão especial. Na semana passada, Bessa apresentou relatório que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para qualquer tipo de crime.

Em audiência pública na Comissão de Cultura na manhã de hoje, deputados pediram o aprofundamento da discussão, O deputado Léo de Brito (PT-AC), um dos que sugeriu a realização da audiência, afirmou que há pontos de consenso entre os especialistas que não estão sendo levados em conta no relatório que será votado na comissão especial: a redução da maioridade penal não resolve a violência, e pode até aumentá-la; há deficit de vagas no sistema penitenciário; e a mudança na punição dos jovens infratores deve acontecer no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e não na Constituição.


“Também é consenso o fortalecimento de políticas públicas para a juventude”, acrescentou. Ele lembrou ainda que a tendência mundial, em 70% dos países, é de maioridade penal aos 18 anos.


Outro autor do requerimento da audiência, o deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES) também defendeu o aprofundamento do debate. “A comissão especial que debate o tema tem desconsiderado propostas de especialistas como as apresentadas aqui hoje”, disse. “Queríamos que as vítimas fossem ouvidas na comissão especial, o que não ocorreu”, afirmou. Para ele, falta serenidade na discussão. “Não é fazendo leis de forma apressada que se vai resolver os problemas, porque o Poder Judiciário é falido”, salientou.


Hoje a Comissão de Cultura ouviu o vereador paulista Ari Friedenbach, pai de Liana, assassinada aos 16 anos por um criminoso de 16 anos. Contrário à redução da maioridade penal, ele defendeu a responsabilização do menor que cometer crimes hediondos: latrocínio, homicídio, sequestro e estupro.


O deputado Jean Wyllys (PSol-RJ) também pediu que a discussão não seja açodada. Para ele, nesse debate, grande parte dos deputados e segmentos da sociedade está fechada ao conhecimento produzido por especialistas e também aos dados estatísticos apresentados.


Segundo o deputado, vem sendo ignorada a tese reiteradamente apresentada por cientistas sociais de que reduzir a maioridade penal não resolve o problema da criminalidade. “Como nós, parlamentares, vivemos do voto, é mais fácil ter postura demagógica e eleitoreira do que agir com discernimento”, destacou.


O deputado Marcelo Matos (PDT-RJ) afirmou que ainda não tem opinião formada sobre o assunto, mas disse que tem convicção de que só a redução da maioridade penal não vai resolver o problema.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.