Poder e Cotidiano em Sergipe
28 de Setembro 20H:37

"Receber um investimento desse porte é acreditar na potencialidade de nosso estado", diz Jackson

O maior investimento privado já realizado em Sergipe, orçado em  R$ 5 bilhões, começa a ser concretizado. Nesta quarta-feira, 28, o governador Jackson Barreto, ao lado do presidente da GG Power, Marcos Grecco, e demais investidores, lançou a pedra fundamental da Usina Termoelétrica (UTE) Porto de Sergipe I.

 

Esse primeiro projeto, entre os demais previstos para o Complexo de Geração de Energia Governador Marcelo Déda,fornecerá 1,5 mil megawatts de energia, tornando-se a maior usina termoelétrica da América Latina. Todo o complexo poderá gerar 3 mil megawatts de energia. A previsão é que as obras durem 36 meses, gerando 1.700 empregos diretos e indiretos neste período, para estar em plena operação em janeiro de 2020.


 
Gerando energia a partir do gás natural, a termoelétrica vai promover o fortalecimento do Porto de Sergipe, por onde será feita a importação do gás, além de ser atração para novos investimentos. A UTE integra também um navio estação de regaseificação. Todo o projeto contou com o apoio da gestão estadual, por meio do Plano Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

 

O governador classificou este como um dia histórico para o estado, pelo investimento e também pela cadeia de novos negócios a ser gerada em função da chegada do empreendimento que funcionará no antigo polo cloroquímico.


 
“Estamos aqui para implantar a maior usina termoelétrica do nosso país. Em um país que vive um momento de crise, a gente apela para a capacidade de investimento do brasileiro, e aqui serão investidos cerca de R$ 5 bilhões. Receber um investimento nessa envergadura é realmente acreditar no país e na potencialidade de Sergipe, nos investidores e, acima de tudo, na seriedade com que o Estado trata os investidores que trazem uma obra dessa importância, fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento da nossa economia, para gerar emprego e dar orgulho ao povo sergipano”, ressaltou Jackson Barreto.


 
O presidente do Grupo GG Power, que é uma Joint venture formada entre a GenPower, a britânica LNG Golar Participações S/A e a EBrasil – Eletricidade do Brasil S/A, relatou como o grupo constatou a potencialidade local e afirmou que recebeu um grande apoio do Estado, inicialmente com o então governador Marcelo Déda e posteriormente com Jackson Barreto.
 

“Sergipe mostrou ter possibilidade de conexão, pois para abrigar esses projetos é preciso conectar redes interligadas e existe uma condição muito propícia hoje do estado. Além do que, esse projeto contempla um terminal de regaseificação onde nós vamos receber gás importado para ser usado no projeto. Com a termoelétrica, Sergipe passa a ser um grande produtor de energia, conectado na rede de distribuição nacional e isso passa a beneficiar todo o país. É importante dizer que o complexo pode chegar a 3 gigawatts, então a ideia é que com as expansões e com os próximos leilões, a gente tenha a possibilidade de ter aqui o maior complexo de termoelétrica do país”, informou Marcos Grecco.
 

Complexo Energético
O Complexo de Energia prevê a implantação de mais duas usinas de geração termoelétrica: UTE Marcelo Déda e UTE Laranjeiras. Ao todo, o complexo gerará cerca de 3.000 megawatts de energia, o suficiente para abastecer um território do tamanho de Sergipe. As UTEs Marcelo Déda e Laranjeiras serão ofertadas nos próximos leilões de energia realizados pela Agência Nacional de energia Elétrica (Aneel) e pela estatal Empresa Brasileira de Pesquisa Energética (EPE). O complexo já possui licença prévia, expedida pela Adema, para instalação.
 

O grupo estuda, ainda, um projeto de viabilidade de outra fonte de energia renovável. O Governo já recebeu, por meio da Codise, projetos iniciais para a construção de mais um empreendimento de energia em Sergipe, de fonte solar, a ser realizado na Barra dos Coqueiros.
 

Segundo o presidente da EBrasil, Dionon Cantareli, essa é a maior operação do grupo e irá proporcionar a maior oferta de energia elétrica e também de gás natural para Sergipe, o que é  vetor de atração de novas empresas. “Nosso projeto é um dos maiores energéticos do mundo, devemos ser o décimo e será já na primeira etapa. Temos a certeza que esse projeto irá atrair outros investidores nacionais e estrangeiros, que virão aqui implementar seus investimentos com energia gerada nesta usina, o que irá, com certeza, transformar em médio prazo o desenvolvimento econômico do estado. Teremos ainda um excedente de 2 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural que este empreendimento vai proporcionar e que serão comercializados em Sergipe, nos estados do Nordeste e nos demais estados da federação”, completou.
 

O representante da multinacional Golar Power, Eduardo Antonieli, também agradeceu ao Estado de Sergipe pela receptividade. “Tudo o que a gente tem encontrado aqui são braços abertos, muita transparência em todo o processo de licenciamento e implantação do empreendimento. Estamos satisfeitos  com a forma com que Sergipe vem se comportando para acolher investimentos dessa magnitude”, disse, agradecendo aos demais parceiros Exon, com representantes presentes na solenidade, e GE que vai fornecer as turbinas, que são as primeiras do mundo com baixo nível de emissões atmosféricas.

Já o assessor especial do Governo para políticas de desenvolvimento, Oliveira Júnior, que acompanhou as tratativas para instalação da termoelétrica no estado, destacou que o Complexo Termoelétrico Governador Marcelo Déda gerará energia limpa e terá capacidade de suportar o crescimento industrial do estado por 30 anos.

 

 “Energia é fundamental para o mundo moderno. Uma planta com essa capacidade de geração, de 3 mil megawatts, significa que Sergipe terá energia abundante para toda sua população e suportar todo o desenvolvimento industrial pelos próximos 30 anos, só isso já é um aspecto muito importante. Além disso, é uma atividade geradora de renda e de emprego, que contribuirá para o fortalecimento do PIB e com o crescimento dos índices de emprego. Estamos falando de uma energia limpa e que traz muitas oportunidades de negócios associadas, que é o gás natural. Sergipe vai ser o primeiro local do Brasil a ter um navio regaseificador fora do complexo da Petrobras, isso significa que poderemos ter mais perspectivas de utilização do gás em outras atividades, o que pode ser um importante fator de desenvolvimento”.

 

Operacionalização
As empresas GG Power e Exxon Mobil celebraram contrato para fornecimento de gás natural para a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe. Simultaneamente à construção da UTE, a Golar/GenPower construirá uma unidade flutuante de regaseificação no Teminal Marítimo Inácio Barbosa. A unidade recebe o gás em estado líquido e o devolve ao estado gasoso. A unidade industrial flutuante consiste de um navio de 400 metros de tamanho, que ficará fundeado na costa sergipana em local com profundidade superior a 20 metros, recebendo gás do exterior através de embarcações especializadas nesse tipo de transporte, chamadas navios metaneiros.

Histórico

O Complexo Termoelétrico Governador Marcelo Déda contempla três usinas de geração termoelétrica. São elas: Porto de Sergipe I, UTE Governador Marcelo Déda e UTE Laranjeiras. Desde 2013, a GG Power discute com o Governo do Estado uma alternativa para implantar uma unidade de geração de energia em Sergipe. As tratativas evoluíram e culminaram com o sucesso alcançado no Leilão A-5 de Energia, realizado em abril de 2015. O governador Jackson Barreto participou da cerimônia de assinatura de acordo entre as empresas GG Power e a Exxon Mobil para fornecimento de gás natural para a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe. O evento, realizado no Rio de Janeiro, foi um passo significativo para a implantação da UTE Porto de Sergipe I.
 

A GG Power Participações S.A. é uma joint venture formada pela britânica LNG Power Limited, uma subsidiária da Golar LNG Limited e a Genpower Participações S.A.  O grupo tem como parceiro investidor na Usina Termoelétrica a Stonepeak Infrastructure Partners, fundo de investimento norte-americano, com sede em Nova York. O Consórcio conta também com a Empresa EBrasil  maior grupo privado nordestino no setor de geração de energia elétrica.
 

Presenças
Estiveram presentes o vice-governador Belivaldo Chagas; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Francisco Dantas; o presidente da Centrais Elétricas de Sergipe (CELSE), Eduardo Maranhão; os Deputados Federais Fábio Mitidieri e João Daniel; o presidente da Codise, Osnan Pereira; o representante da Prefeitura da Barra dos Coqueiros, Adailton Martins; as filhas do ex-governador Marcelo Déda, Iasmim e Luisa Déda; e o presidente da Chesf,  José Carlos Miranda Farias.

 

ASN

Foto: Jorge Henrique

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.