Poder e Cotidiano em Sergipe
Queda no PIB de 2015 atinge todas as unidades da Federação 16 de Novembro 12H:20
COTIDIANO | Por Max Augusto

Queda no PIB de 2015 atinge todas as unidades da Federação

Essa é a primeira vez que isso acontece desde 2002

O volume do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 registrou queda em todas as unidades da Federação, segundo o recorte divulgado hoje, 16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda generalizada é a primeira desde quando a série histórica foi criada, em 2002. Considerando todas as regiões, a queda do PIB foi de 3,5%.

Tiveram as maiores baixas as economias do Amapá (-5,5%), do Amazonas (-5,4%) e do Rio Grande do Sul (-4,6%). Já Mato Grosso do Sul (-0,3%), Roraima (-0,3%) e Tocantins (-0,4%) tiveram as quedas mais suaves em 2015.

“O ano de 2015 com todo mundo decrescendo é inédito nesta série. E em nenhuma outra série realizada pelo IBGE desde 1985 não houve situação semelhante. É muito difícil você ter queda conjunta, em função da administração pública”, afirmou Frederico Sergio Cunha, gerente de Contas Regionais.

De acordo com o pesquisador, a construção vinha segurando o PIB de muitos estados. Em 2015, no entanto, houve uma queda generalizada entre todos os estados.

De acordo com o IBGE, o Rio de Janeiro, segunda unidade da Federação com maior participação no PIB brasileiro, foi o estado que registrou a maior perda relativa na comparação com o ano anterior. A variação em volume do PIB foi de -2,8% - uma queda de 0,6 ponto percentual.

Os cinco estados com maior participação no PIB do país em 2015 foram São Paulo (32,4%), Rio de Janeiro (11,0%), Minas Gerais (8,7%), Rio Grande do Sul (6,4%) e Paraná (6,3%).

São Paulo, que permanece respondendo pela maior parte da composição do PIB brasileiro, teve queda de 4,1% no volume.

A indústria paulista recuou 7,3% em termos de volume em 2015. Esta queda foi puxada pela indústria de transformação, que recuou 10% em relação ao ano anterior. Já agropecuária em São Paulo cresceu 8,4% em volume 8,4%, puxada sobretudo pela agricultura.

O pesquisador do IBGE destacou que é possível dividir o PIB brasileiro, em termos de composição, em três grupos: o primeiro formado exclusivamente, por São Paulo; o segundo formado por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná; e o terceiro composto pelos demais 22 estados.

*Com informações do G1

Foto: (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.