Poder e Cotidiano em Sergipe
Quase metade dos brasileiros acredita que manifestações de domingo não serão pacíficas 10 de Março 18H:30

Quase metade dos brasileiros acredita que manifestações de domingo não serão pacíficas

O clima de tensão política que antecede as manifestações pró-impeachment marcadas para o próximo domingo (13) pode afetar o número de pessoas na rua. Pesquisa conduzida pela Ipsos entre 6 e 8 de março mostra que 47% dos entrevistados acreditam que pode haver tumultos nos protestos agendados ao redor do país.


A apreensão é maior no Rio de Janeiro,
onde 55% dos entrevistados disseram não acreditar na possibilidade de uma manifestação pacífica. Em São Paulo, quatro em cada dez pessoas ouvidas disseram temer tumulto.


O levantamento mostrou que sete em cada dez brasileiros moradores dos principais centros urbanos do país sabem dos protestos agendados para domingo.

“É interessante que este conhecimento não varia muito por regiã
o, ou seja, não é um movimento localizado em São Paulo, sequer no Sudeste, mas um movimento urbano nacional”, afirma Dorival-Mata Machado, diretor de Public Affairs da Ipsos no Brasil.

 
Porém, o temor de violência pode afetar os protestos. “Vai contra as manifestações a insegurança em relação à possibilidade de violência, principalmente em cidades onde tiveram grandes conflitos, como o Rio de Janeiro. Tirando a capital carioca, a propensão a participar é semelhante à das últimas grandes manifestações do ano passado,” afirma.

 
Foram ouvidos mil homens e mulheres para a pesquisa face-to-face de todas as classes sociais em oito cidades brasileiras. A margem de erro é de 3%.


Ipsos Brasil
Foto/Ilustrativa: Lula Marques/Agência PT

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.