Poder e Cotidiano em Sergipe
Próximo governador vai nomear 2 desembargadores 15 de Dezembro 7H:27
PODER | Por Max Augusto

Próximo governador vai nomear 2 desembargadores

Além de administrar o estado e comandar o seu grupo político, o próximo governador de Sergipe terá a chance de exercer uma prerrogativa das mais importantes: escolher dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

Isso porque no período da próxima gestão (2023 a 2026) quatro desembargadores chegarão aos 75 anos e atingirão a idade para a aposentadoria compulsória.

Em agosto de 2023 o desembargador Edson Ulisses de Melo, atual presidente do TJSE, chegará à aposentadoria. Já em dezembro do ano seguinte (2024) será a vez do desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça.

Ambos foram escolhidos dentro do chamado quinto constitucional, no qual uma vaga cabe a um advogado e outra a um membro do Ministério Público Estadual. Edson Ulisses foi nomeado em 2008 pelo ex-governador Marcelo Déda, enquanto Luiz Mendonça foi escolhido em 2005 pelo ex-governador João Alves Filho.

A escolha funciona da seguinte forma: a OAB e o Ministério Público se revezam na indicação da vaga para o quinto constitucional, escolhendo, através de eleição, uma lista sêxtupla, que é enviada ao TJSE. Lá os desembargadores a reduzem para uma lista tríplice, de onde o próximo governador escolherá um nome para ocupar a vaga de desembargador.

Tendo em vista a eleição para a OAB este ano, quando um novo grupo chegou ao comando da Ordem, é possível especular que a escolha do próximo desembargador deve movimentar bastante os advogados sergipanos – a campanha deverá ser das mais agitadas.

Mais aposentadorias
Além de Luiz Mendonça e Edson Ulisses, outros dois magistrados do TJSE chegam à aposentadoria em dois anos: a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, que deverá aposentar-se em março de 2024, e Ruy Pinheiro da Silva, em novembro do mesmo ano. A substituição deles se dará pelos critérios de antiguidade e merecimento – ou seja, sem qualquer intervenção do governador.

3 vagas
O BLOG DO MAX noticiou esta semana que três novos desembargadores serão escolhidos em 2022. O TJSE está hoje com uma vaga em aberto no Pleno, com a aposentadoria da desembargadora Maria Angélica França e Souza, que deixou o cargo no mês passado, após completar 75 anos.

Além disso, dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) se aposentam em 2022, quando completam 75 anos: Osório de Araújo Ramos Filho e José dos Anjos.

Clique e confira aqui mais detalhes:

Três novos desembargadores serão escolhidos no próximo ano

Renovação
Vale também registrar: com as aposentadorias previstas para os próximos dois anos, haverá uma grande renovação no TJSE, com a chegada de 7 novos desembargadores – ou seja, mais da metade do Pleno (13).

Depois deste ciclo, novas aposentadorias só deverão ocorrer após nove anos.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.