Poder e Cotidiano em Sergipe
Proredes é aprovado, mas emendas podem inviabilizar empréstimo 29 de Abril 18H:17

Proredes é aprovado, mas emendas podem inviabilizar empréstimo

Os deputados estaduais da oposição conseguiram a aprovação de várias emendas ao projeto de lei do Proredes, que praticamente descaracterizam a propositura enviada pelo Executivo à Assembleia Legislativa há meses. A votação em plenário aconteceu no início da tarde desta terça-feira, 29, após vários debates entre parlamentares de situação e oposição. De um total de 10 emendas apresentadas pela bancada de oposição orientada pelo senador Eduardo Amorim, nove foram aprovadas com o voto da maioria. Apenas uma foi retirada de pauta.


“O projeto foi aprovado, e isso é positivo. Mas as emendas descaracterizam o projeto e geram um complicador para que os recursos não venham. É a mesma coisa que reprovar. Dessa forma, certamente o BID devolverá o projeto”, disse o líder do governo na Casa, deputado Francisco Gualberto (PT). “Dessa forma, a oposição emendou ou inviabilizou o projeto?”, questionou.


Para Gualberto, as emendas aprovadas significam a pedra no caminho, pois não estão alinhadas com o tipo de financiamento proposto pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Agora virá outro capítulo, pois o governador é obrigado a vetar as emendas porque não contemplam as especificações do BID”, disse, explicando que os programas de financiamento do banco obedecem regras para o mundo inteiro. “Não é somente para Sergipe”.

A apresentação da maioria das emendas, que sequer foram discutidas com alguém do governo anteriormente, foi feita de última hora. Para os parlamentares governistas, essa foi mais uma forma de protelar o projeto que garantiria um investimento de US$ 100 milhões, com contrapartida do governo do Estado de US$ 40 milhões, para investimento no sistema de saúde pública de Sergipe, mas obedecendo regras da instituição financeira internacional.

De acordo com Francisco Gualberto, a partir de agora começa uma série de entendimentos entre o Executivo e a instituição financeira. “As emendas da oposição prejudicam o povo de Sergipe porque obriga o governo a deixar o projeto parado. E pode significar a não contratação do financiamento”, afirmou o petista, reforçando que o Proredes se trata de um projeto atípico, pois a instituição financeira é quem aponta em quais especificidades da área da saúde podem ser aplicados os recursos previstos para serem investidos nos próximos cinco anos.

Entre as emendas citadas, e que não contemplam a especificação do tipo de financiamento do BID, estão construções de centros de reabilitação de drogados em cidades do interior, centro de atendimento à mulher e até a duplicação de leitos de maternidade a ser construída pela Prefeitura de Aracaju. A oposição também queria destinar os recursos do empréstimo, caso cheguem a Sergipe, para o Banco do Brasil. Nesse caso o deputado Gualberto convenceu os adversários a optar na emenda pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.