Poder e Cotidiano em Sergipe
Projeto que cria multa para quem repassar fakenews 16 de Junho 18H:36
PODER | Por Max Augusto

Projeto que cria multa para quem repassar fakenews

A divulgação, por meio eletrônico, de fake news (notícias falsas) sobre epidemias, endemias e pandemias pode gerar multa em Sergipe. É que tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Talysson de Valmir (PL), que prevê uma multa a ser arbitrada entre 20 e 200 Unidades Fiscais de Referência (UFIR) contra quem, dolosamente, divulgar notícia falsa em meio eletrônico.

O parlamentar chama atenção para o mal que a divulgação das fake news provocam, principalmente em momentos como o que estamos vivendo, de pandemia. Ele lamenta que, maldosamente, notícias falsas sejam a todo o momento criadas e sempre encontram quem as propague, mesmo sem qualquer checagem. “Num mundo globalizado, a tal ‘notícia’ corre o mundo em minutos”.

O projeto diz que a multa estabelecida será revertida para o apoio no tratamento de epidemias no Estado de Sergipe. “No caminho de uma regulamentação sensata, que busque o equilíbrio entre o livre exercício dos direitos fundamentais e seus limites, sugerimos uma proposta de tipificação, como infração administrativa, que certamente constituirá a origem de uma regulamentação mais densa, em âmbito nacional”, diz.

Talysson observa que o problema da divulgação de informações falsas ou distorcidas tem provocado grande debate em torno de sua coibição e dos limites da tentativa de punição, face à eventual censura ou tolhimento de direitos fundamentais, como a liberdade de expressão ou de imprensa. “Como todos os princípios, porém, ambos não são absolutos e devem ceder sempre que se verificar abuso”, comenta.

Imprensa
O deputado faz questão de destacar que a proposta busca preservar a atividade dos veículos de imprensa e os jornalistas, que não poderão ser processados no livre exercício de sua atividade.

“Nossa preocupação não é com os profissionais de imprensa, mas com pessoas que, muitas vezes sob anonimato e com interesses escusos, divulgam informações sabidamente falsas, especialmente em meio digital e nas redes sociais, gerando instabilidade, danos morais, patrimoniais e até mesmo a morte em casos mais graves”, explica. A expectativa de Talysson é que, evidenciada a relevância e urgência que a matéria requer, seja discutida, aperfeiçoada e aprovada pelos demais deputados.

 

Da Assessoria Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.