Poder e Cotidiano em Sergipe
Projeto de Lei do Executivo municipal prepara Aracaju para a implantação da tecnologia 5G 19 de Dezembro 18H:56
COTIDIANO

Projeto de Lei do Executivo municipal prepara Aracaju para a implantação da tecnologia 5G

A nova geração da banda larga, chamada de 5G, é cerca de 20 vezes mais veloz do que a internet de 4º geração, o 4G utilizado atualmente. Essa revolução tecnológica, no entanto, precisa de suporte para ser instalada nas cidades e foi pensando nisso que a gestão da Prefeitura de Aracaju enviou à Câmara Municipal um Projetos de Lei voltado exclusivamente para facilitar o licenciamento, cadastramento e comunicação de instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação na cidade.

Em linhas gerais, o que a Prefeitura propõe, e aguarda aprovação por parte dos vereadores, é que, em Aracaju, as operadoras tenham facilidade em instalar a infraestrutura de telecomunicações em áreas urbanas, ou seja, as empresas que arremataram os lotes no leilão do 5G, promovido pelo Governo Federal, possam prover o serviço com maior agilidade e segurança jurídica.

“O advento de um novo marco tecnológico para as redes móveis, como o 5G, será fundamental para a recuperação econômica global, pois permitirá maior fluxo de dados, maior capacidade, maior velocidade, abrindo espaço a novos serviços e maior produtividade das pessoas e empresas. Essa ferramenta fortalecerá, ainda, a definição de Cidades Inteligentes, conceito que tanto temos buscado colocar em prática nesta gestão”, destaca o prefeito Edvaldo Nogueira.

O impacto da conectividade avançada incide sobre diversos serviços e isso reverbera, sobretudo, na população. “O 5G promete ser capaz de gerar ganhos significativos para as áreas de saúde, transporte, educação, segurança e muitas outras, com o desenvolvimento de novas soluções robóticas, inteligência artificial, mobilidade urbana, telemedicina e o fortalecimento da indústria 4.0, que dependem de grande e ágil fluxo de informações. Portanto, o que propomos é a desburocratização e simplificação de procedimentos que sustentam a adoção das novas tecnologias”, completa o gestor.

Olhos no futuro


O diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Aracaju, Walter Júnior, explica que o 5G utiliza a frequência de onda curta, ao contrário do 3G e do 4G, que são frequências de onda longa, por isso esta nova tecnologia precisa de mais antenas.

“As antenas do 5G são inúmeras vezes maiores do que as antenas de 4G e 3G. A tecnologia de ondas curtas precisa de mais equipamentos e com mais equipamentos você precisa de mais locais para instalar, por isso, é preciso de uma regulamentação. A ideia da Prefeitura, ao apresentar esse PL, é justamente facilitar para as empresas já que elas vão ter diversos equipamentos espalhados pela cidade para cobrir toda a área da cidade”, detalha Walter.

O diretor ressalta que o projeto casa com as ações que a Prefeitura já vem desenvolvendo no sentido de tornar a cidade mais inteligente, a exemplo do sistema ClimAju, que fornece informações atualizadas sobre o tempo em Aracaju.
“Com a tecnologia 5G, os ganhos são ainda maiores e quem ganha com isso é, principalmente, o cidadão".

De acordo com Walter, a partir da implantação do 5G, a gestão municipal poderá, no futuro, fornecer serviços como estacionamento inteligente, nas áreas com maior densidade. "Na Saúde, por exemplo, a pessoa pode verificar sua glicemia e o aparelho emitir um sinal de que ela precisa de atendimento médico. O sistema de transporte poderá ser potencializado, com o usuário sabendo todo o percurso do ônibus, acompanhar em tempo real, inclusive, se houver atraso, qual o motivo do atraso do ônibus. Outro exemplo seria a PPP da Iluminação Pública que já existe em Aracaju. Com o 5G, pode haver a medida da luminosidade de um determinado local e o sistema apontar que precisar trocar uma lâmpada, enfim. É uma gama de benefícios para as pessoas, sobretudo”, frisa Walter.

Em setembro deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a ativação do sinal do 5G puro em Aracaju. Agora, o que a Prefeitura pretende fazer, através do PL, é otimizar a chegada dessa tecnologia ao facilitar os processos para as empresas, no entanto, o ganho maior é para a população.

 

 
 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.