Poder e Cotidiano em Sergipe
Programa Senac de Gratuidade transforma vidas 17 de Maio 17H:45
COTIDIANO | Por Max Augusto

Programa Senac de Gratuidade transforma vidas

Aprender uma profissão e desenvolver uma qualificação a custo zero é um desejo de muitos, e a oportunidade está no Senac, que oferece ao público, oportunidades para crescer na vida por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Por meio do programa, histórias de vida ganham novos capítulos, como José Ronaldo Alves, egresso do PSG que hoje é subgerente em um restaurante da capital sergipana.

Ronaldo lembra que foi justamente o PSG que iniciou sua trajetória como profissional. Oriundo da zona rural de Pacatuba, município do interior sergipano, foi com o curso de garçom na Unidade Móvel do Senac em 2010, que sua vida deu uma virada. “São mais de 10 anos no mercado de trabalho, sendo 8 anos no meu emprego atual. O Senac foi muito importante, pois foi o pontapé, que abriu as portas para mim no mercado de trabalho”, recorda.

Aprendizado abriu caminhos
Ronaldo frisa ainda que aquilo que aprendeu no Senac facilitou sua trajetória profissional. Após o curso de garçom, fez o curso de sommelier, o que o projetou na empresa para se tornar maitre e em seguida subgerente do restaurante em bairro nobre de Aracaju. “O primeiro contato foi o conhecimento da área em si, já que até então eu só tinha visto pessoas que tinham se tornado garçons de maneira aleatória, sem curso específico. Foi daí que vi a dificuldade de muitos deles. Quando eu iniciei o trabalho de garçom tive mais facilidade porque eu tinha um conhecimento e um pouco da prática que tinha realizado na sala de aula e isso foi muito importante. Foi o que facilitou que eu desempenhasse minhas funções tranquilamente e fosse notado também”, disse.

O legado deixado pelo Senac na carreira profissional de Ronaldo vai além da qualificação profissional obtida. Na visão do egresso, a busca por conhecimento foi algo que marcou bastante: “Foi a partir do Senac que abri a minha visão nesse sentido, de sempre buscar conhecimento, procurando especializações. Sobre o Senac, a primeira palavra que sempre lembrarei será transformação, e a segunda sempre será gratidão”, comentou Ronaldo.

Além do PSG, Ronaldo também se valeu do Banco de Oportunidades do Senac, onde a busca por uma vaga no mercado de trabalho foi facilitada. “Por meio dele há uma oportunidade muito maior do que se colocando currículos aleatoriamente”, recorda. “O Banco de Oportunidades Senac Carreiras foi planejado para atender ao nosso egresso que, após concluir o seu curso, tem uma oportunidade a mais de estar cadastrando seu currículo”, lembra a gerente do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE) do Senac Sergipe, Marileide Martins.

“O Banco de Oportunidades se torna uma possibilidade que o aluno tem de estar ingressando no mercado de trabalho, uma vez que as empresas têm acesso a esses currículos que estão disponibilizados no portal. É uma opção a mais que o aluno tem de disponibilizar suas informações para que seja contratado”, explicou a diretora regional, Priscila Felizola.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, disse que o trabalho do Senac visa a progressão das pessoas, promovendo oportunidades para melhorar suas vidas. E que o Programa Senac de Gratuidade leva às pessoas menos favorecidas a chance de conquistar um emprego e crescer profissionalmente, citando o exemplo de José Ronaldo.

“Temos a missão de promover formação profissional de qualidade para as pessoas melhorarem na vida, com as oportunidades que conquistam à partir dos cursos do Senac. O José Ronaldo hoje é um profissional destacado que se dedicou e conquistou crescimento pessoal na vida. Tudo começou com um curso gratuito no Senac e a formação continuada o levou ao atual nível no trabalho. Certamente ele irá conquistar muito mais em sua carreira. E temos orgulho por ele ter sido aluno do nosso Programa de Gratuidade, seguindo em frente, assim como milhares de pessoas que qualificamos anualmente. O Senac promove a chance de as pessoas terem uma vida melhor”, afirmou Laércio.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.