Poder e Cotidiano em Sergipe
Programa de Educação empreendedora nas escolas estaduais foi lançado para público de professores 11 de Setembro 14H:00
COTIDIANO

Programa de Educação empreendedora nas escolas estaduais foi lançado para público de professores

A parceria entre Sebrae e Seduc levará conteúdos de empreendedorismo para crianças, jovens e adultos.

Em evento realizado durante a manhã da terça-feira, 9, no Teatro Tobias Barreto, o Sebrae assinou termo de cooperação com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) para implementação de programa de empreendedorismo nas escolas, o Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira.

O objetivo do Projeto é capacitar professores e estudantes da rede pública de ensino, seja ele do ensino regular ou da Educação para Jovens e Adultos (EJA), contando, inclusive com o fornecimento de material didático para este fim. Os conteúdos abordados vão tratar de incentivo a ações empreendedoras, por meio de formação continuada em três vertentes: Educação Financeira, Projeto de Vida e Empreendedorismo.

Na ocasião, a superintendente do Sebrae, Priscila Felizola, afirmou a importância do Projeto de Vida na organização do futuro dos estudantes de escola pública. “Esse tema é de extrema relevância para os nossos estudantes. Educação empreendedora não se restringe ao ensino de habilidades para abrir um negócio, mas se conecta ao pensamento crítico, soluções criativas e projetos para o futuro. Estimulam a proatividade e a resiliência”, explicou.

Em consonância, o vice-governador e secretário de educação do estado, José Macedo Sobral, acredita que o investimento nesse ramo da educação trará resultados para fora dos muros da escola, para alunos e professores.

“O empreendedorismo é uma questão que devemos trazer para o dia a dia. Tudo na vida é uma questão de aprendizado e a capacidade de transmitir conhecimento, por parte dos professores, vai ajudá-los na vida, além de preparar os alunos para estarem prontos e com condições para aproveitarem as oportunidades. Essa parceria com o Sebrae é um apoio muito especial que estamos recebendo”.

Após a assinatura do termo de cooperação, o público foi apresentado ao programa pelos professores Etinaldo Alves e Gleison Santos e pelos consultores do Sebrae Rafael Demetrius e Emanoela Mota, incluindo detalhes dos livros desenvolvidos com exclusividade para atender às necessidades pedagógicas dos alunos da rede estadual.

Sobre o Projeto de Vida

De acordo com o plano de trabalho, a ação prevê formação de competências necessárias para propiciar aos estudantes mais condições de atingir os seus objetivos pessoais e profissionais, “preparando-os para o protagonismo de suas ações, seu projeto de vida e o futuro no mundo do trabalho, a partir do estímulo de competências relacionadas a autoconhecimento, criatividade, resiliência, persistência, flexibilidade, comprometimento, cooperação em equipes, liderança e a autoconfiança”.

O Sebrae irá comandar a comissão e trabalho composta por membros da instituição e da Secretaria de Educação e capacitar os professores das escolas envolvidas no que diz respeito aos conteúdos que serão abordados em sala de aula. Desta maneira, pretende expandir ainda mais a sua participação na difusão e no despertar da cultura empreendedora, contribuindo com o pensamento de jovens e de profissionais da educação no bom uso do dinheiro e na importância do planejamento, por exemplo.

A Seduc também vai compor a Comissão de Trabalho e escalar técnicos para a formação desta equipe. Além disto, vai selecionar as escolas aptas a receberem o Vida, Educação Empreendedora e Financeira e conceder as condições necessárias para a aplicação das disciplinas aos alunos.

Fonte: Agência Sebrae Sergipe

Foto: Jouis

 
 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.