Poder e Cotidiano em Sergipe
Produção de teste foi iniciada na Bacia Sergipe-Alagoas 27 de Fevereiro 7H:36
COTIDIANO

Produção de teste foi iniciada na Bacia Sergipe-Alagoas

Petrobras iniciou as atividades do TLD em Farfan no último sábado, 22

Os Testes de Longa Duração (TLD) realizados pela Petrobras para atestar a capacidade de petróleo e gás na costa sergipana tiveram início no último sábado (22), com o uso do FPSO Cidade de São Vicente, conectado a um poço de produção. Na sexta-feira (21), a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), havia autorizado a estatal a iniciar a produção no reservatório de Farfan, em águas ultra-profundas de Sergipe.

A licença do Ibama para perfuração foi concedida em dezembro de 2019 e tem validade de 180 dias. O prazo para conclusão dos testes na bacia Sergipe-Alagoas é dezembro de 2020 e a perspectiva é de instalação de dois FPSOs definitivos para exploração dos campos.

Há cerca de seis anos, a Petrobras fez descobertas gigantes de petróleo e gás natural offshore em Sergipe, com grande potencial de produção de gás. As descobertas têm movimentado o setor no estado e gerado boas perspectivas para o desenvolvimento de Sergipe. Apenas uma das descobertas, Poço Verde, tem 11,9 bilhões (P50) de m³ de gás natural in place (VGIP).

“Os testes de longa duração são fundamentais para que a Petrobras, tenha mais detalhes dos reservatórios encontrados em Sergipe. A expectativa é a melhor possível”, afirma o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho.

O secretário lembra ainda que nos últimos meses, o olhar do mercado se voltou para o estado, “visto que alguns blocos da oferta permanente da ANP foram arrematados e já tiveram seus contratos assinados pelo consórcio firmado entre a ExxonMobil, Enauta e Murphy Oil”. A ExxonMobil, inclusive, deverá iniciar as perfurações de poços em águas profundas de Sergipe ainda este ano.

 

Da Secretaria de Estado da Comunicação

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.