Poder e Cotidiano em Sergipe
Prodetur preocupa empresários do turismo sergipano 4 de Julho 18H:29

Prodetur preocupa empresários do turismo sergipano

Há uns dois anos que o nosso Governo propala a obtenção de recursos do BID – Banco Interamericamento de Desenvolvimento, recursos esses identificados como Prodetur e destinados ao fortalecimento do nosso turismo, por meio de ações que vão desde infra-estrutura até promoção e divulgação do destino turístico Sergipe. Só para esse fim, foram anunciados U$ 6 milhões.

 


Pelo que significa tudo isso, é compreensível o entusiasmo do discurso oficial, afinal temos realmente um turismo ainda carente, por isso o Prodetur soma, não só recursos, mas também contribuições técnicas valiosas.

 


O incompreensível, é que o Estado em ocasiões dessa natureza, ao invés de demonstrar capacidade executiva e organizacional, permita que as aparências sejam de ineficiência, quanto aos prazos de entrega dos projetos necessários para as liberações financeiras, revelando também que não há entrosamento entre as Instituições responsáveis diretas pelo assunto, a saber: SETESP e  EMSETUR, que deveriam ser complementares entre si.


O que está acontecendo então? Foi exatamente na busca dessa resposta que a ABIH – SE e o Aracaju Convention Bureau, aproveitando o bom diálogo que tem com aquelas instituições já fez vários contatos e reuniões para saber porque ainda não temos realizações do Prodetur, contudo, sem sucesso. As informações recebidas não casam bem, não há clareza e o que é pior: não tem sido possível juntar na mesma reunião o Secretário e Coordenador da Prodetur para discutir o assunto, saber a realidade e ver o que pode ser feito para melhorar a performance executiva.

 

Conclusão

Os empresários do turismo vivem atualmente grande angústia e apreensão diante do ritmo de execução do Prodetur em Sergipe e temem, inclusive, que comportamentos pessoais que não deviam mais existir, colocando o interesse pessoal acima de tudo, possam causar redução e até perda de recursos importantes para o nosso desenvolvimento.

 


Em outras palavras

A questão é séria, pois está bem visível a necessidade de ações urgentes, tendo em vista os indícios de recessão que já vivemos.

 


Esta é a opinião que vem prevalecendo no empresariado ligado ao turismo, de forma que, com a palavra V.Exa. Sr. Governador do Estado.

 

ABIH – SE                                                                                                 
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Sergipe                             

ACVB - Aracaju Convention & Visitors Bureau

Foto Ilustrativa: André Moreira

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.