Poder e Cotidiano em Sergipe
Procissão do Encontro atrai sergipanos e turistas a Laranjeiras 14 de Abril 17H:02
COTIDIANO

Procissão do Encontro atrai sergipanos e turistas a Laranjeiras

É tradição secular e seguida à risca pelos católicos. Na noite de ontem, 13, foi realizada na cidade histórica de Laranjeiras a procissão do Encontro, que contou com a participação de diversas autoridades políticas e religiosas, como o prefeito Juca, o empresário Marcos Franco, o deputado federal Fábio Reis, prefeitos, entre outras. A programação da quarta-feira santa foi iniciada com a Santa Missa na Igreja Matriz, acompanhada pelo órgão de tubos do século XI, e em seguida a procissão com as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos.

 

“Desde à infância acompanho a procissão, que sempre foi um dos eventos religiosos mais tradicionais de Laranjeiras. Essa procissão, assim também como a do Fogaréu, faz parte do calendário da semana santa no município. Poucas cidades mantêm essa tradição tão forte como Laranjeiras. Por isso, nós laranjeirenses e sergipanos temos que preservar essas duas riquezas culturais e religiosas. É um ato de fé que atrai pessoas de todos os cantos de Sergipe”, ressaltou Marcos Franco.

Pelas ruas históricas da cidade, todos acompanharam os dobres de sinos, o tradicional canto da Verônica e a execução dos motetos dos Sete Passos da Paixão. Nas sete paradas onde são executados os motetos, as famílias, mais uma vez montaram altares correspondentes a cada ato.

A semana Santa de Laranjeiras é uma das mais tradicionais do Brasil e a procissão do Encontro é uma das tradições mais antigas do Estado. O município histórico é um dos poucos que ainda executa os motetos de passos, orquestra e coro cantando os 7 passos, seguindo à risca toda a tradição católica.

Procissão do Fogaréu

Ao som do trompete e as batidas da matraca, às 0h de quinta para sexta, outro tradicional ato católico da semana santa irá acontecer; a procissão do fogaréu, que encena a prisão de Jesus Cristo ao som de tambores, com homens encapuzados, vestidos em indumentária especial e tochas nas mãos representando soldados romanos.

Os penitentes saem da Igreja do Bonfim percorrendo as ruas da cidade e seguem até a escadaria da Igreja São Benedito, onde pegam a imagem do Senhor dos Passos e encerram na porta da Igreja Matriz, onde se dará a prisão de Cristo.

“É sempre gratificante retornar com esse belíssimo ato de fé e devoção a Nosso Senhor Jesus Cristo e sua mãe Maria. Passamos dois anos impedidos devido à pandemia e essa volta é marcada por muita emoção e sentimento de esperança. Que possamos sair todos abençoados e renovados em nossa fé”, ressaltou Juca.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.