Ricardo também falou sobre nomeações para o Consórcio da Região Metropolitana de Transporte Público na Grande Aracaju, feitas sem ouvir a futura gestão do executivo municipal
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos, usou a tribuna durante o grande expediente para abordar temas relevantes, incluindo a destinação de emendas impositivas para melhorias na saúde pública e a construção de uma nova sede para o parlamento.
Emendas impositivas
Em sua fala inicial, Ricardo mencionou sobre a destinação das emendas impositivas para o Hospital Universitário de Aracaju.
"Ontem tivemos a realização de uma audiência pública de minha autoria para tratar da nova realidade do Hospital Universitário em nosso município e algumas problemáticas. Ultrapassando os problemas, procuramos apontar soluções. Dentre várias situações que tratamos ontem, vimos que podemos ajudar muito mais aquela instituição. Nos foi apresentado o plano de investimento para os próximos meses e eu queria pedir a vocês que, neste ano, ajudem o hospital universitário a comprar um mamógrafo digital 3D para que as mulheres possam fazer exames de rotina e prevenção do câncer de mama. Comprar, também, equipamento para hemodinâmica. São equipamentos que vamos colocar no HU de Aracaju por meio das emendas impositivas, que vão ajudar muito nossa população.”
Parceria com a prefeita eleita para otimizar ações
Ricardo Vasconcelos também informou que tem conversado com a vereadora e prefeita eleita, Emília Corrêa (PL), para alinhar, com os demais parlamentares, ações mais eficientes no tocante às emendas impositivas com a Prefeitura de Aracaju.
"Vamos analisar o que está faltando para que, em pouco tempo, possamos dar uma resposta. Precisamos verificar como o Hospital Cirurgia, por exemplo, pode ampliar serviços que hoje representam um gargalo; como o Hospital São José pode atuar como parceiro e, também, como o Hospital Universitário pode contribuir. Temos que deixar as vaidades de lado e nos concentrar em cuidar ainda mais do povo, apontando soluções.”
Consórcio Metropolitano
O presidente da Câmara declarou, em seguida, que foi questionado como chefe do parlamento municipal, a respeito de nomeações para o Consórcio Metropolitano da Região Metropolitana do Transporte Público da Grande Aracaju sem consultar a futura gestão, que assume em janeiro de 2025. Segundo Ricardo, o ato pode interferir na eficiência da gestão de Emília Corrêa.
"Este parlamento está estudando a possibilidade de sustar o ato e derrubar, por meio de decreto, essas novas nomeações. Não pode ser feito dessa forma política. Não estou julgando a competência das pessoas nomeadas, mas acredito que, talvez, tenhamos que tomar essa decisão mais dura para mostrar que o parlamento tem, sim, legitimidade. Atuaremos para equilibrar as forças e garantir paz à gestão futura."
Nova Sede para Câmara Municipal de Aracaju
Por fim, Ricardo Vasconcelos informou aos vereadores presentes que se reuniu com o governador Fábio Mitidieri (PSD), a deputada federal Katarina Feitosa (PSD) e a prefeita eleita Emília Corrêa (PL) para tratar sobre a viabilização de recursos para construção da nova sede da Câmara Municipal de Aracaju.
"Em reunião com os três, foi assegurado o aporte de recursos do Tesouro Estadual, por meio de emendas, para a construção da nova sede. Estou trabalhando nisso e vou precisar que os senhores me ajudem. Vamos destinar parte das emendas individuais para a EMURB e alocar recursos para a construção. Uma obra tão grande como essa, que pode ultrapassar R$ 50 milhões, não pode ser realizada apenas com os recursos do parlamento ou das emendas da bancada federal. Quero comunicar que o governador Fábio Mitidieri, em um gesto de apreço a esta Casa, comprometeu-se a ajudar com recursos estaduais. A deputada Katarina Feitosa está articulando com a bancada federal, e a prefeita Emília Corrêa estará conosco para restaurar o Palácio Inácio Barbosa e, no terreno dos fundos, erguer a nova sede da Câmara."
Foto: Gilton Rosas
Fonte: CMA
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!