Poder e Cotidiano em Sergipe
Presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, utiliza a tribuna para comentar sobre emendas impositivas 4 de Julho 11H:19
PODER

Presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, utiliza a tribuna para comentar sobre emendas impositivas

Ainda, o parlamentar destacou que a votação da LDO terá início nesta quinta-feira (04/07)

Nesta quarta-feira (03/07), o presidente da Casa Legislativa, Ricardo Vasconcelos, utilizou a tribuna no Pequeno Expediente para comentar sobre a aplicação das emendas impositivas.

“Vamos agora ver de perto as melhorias na vida da população com a liberação das nossas emendas”, comentou, apontando que está ocorrendo o asfaltamento de algumas ruas da cidade de Aracaju por conta disso.

Além disso, o presidente da Casa ressaltou que nesta quinta-feira (04/07) será o início da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Vamos iniciar a votação da LDO e é a hora dos vereadores deixarem sua marca. Estou propondo emendas que buscam garantir um plano de salário para os agentes de trânsito e a realização de concursos para professores e médicos. Temos que analisar as emendas com muito cuidado e compromisso com nosso povo. Sempre há um subterfúgio para não fazer pelo fato de não existir previsão orçamentária em algum local. É o momento de aparar as arestas. Precisamos deixar tudo arrumado para que Aracaju siga se desenvolvendo e tenha qualidade de vida para todos nós”, finalizou.

Entenda sobre as emendas impositivas

Os vereadores possuem emendas impositivas, que permitem a destinação de recursos orçamentários para determinados locais. Essa destinação ocorre a partir de um planejamento financeiro, previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA). Cada vereador da CMA tinha pouco mais de R$ 2,3 milhões. Como são 24 vereadores, o valor total para distribuição foi de R$ 56,6 milhões. Deste valor, 50% é destinado para a área da saúde.

Entenda o que é a LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) compreende o modelo orçamentário brasileiro, que é composto por três instrumentos: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

No caso da LDO, uma das principais funções é estabelecer parâmetros necessários à alocação dos recursos no orçamento anual, de forma a garantir, dentro do possível, a realização das metas e objetivos contemplados no Plano Plurianual (PPA). Também é papel da LDO proporcionar um ajuste nas ações governamentais e selecionar, dentre os programas incluídos no PPA, aqueles que terão prioridade na execução do orçamento subsequente.

Fonte: CMA

Foto: Gilton Rosas

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.