Poder e Cotidiano em Sergipe
Presidente da Câmara de Aracaju se reúne com representantes empresariais para discutir sobre construção da nova sede da 30 de Abril 15H:01
COTIDIANO

Presidente da Câmara de Aracaju se reúne com representantes empresariais para discutir sobre construção da nova sede da

Na manhã desta terça-feira, 29, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), recebeu representantes de diversas entidades empresariais da capital para discutir a possível mudança da sede do Legislativo Municipal. Estiveram presentes líderes da CDL, Sesi, Sebrae, Fórum Empresarial, Acese, Fecomércio, entre outras instituições.

O encontro teve como objetivo principal debater alternativas para a construção de uma nova sede para a Câmara, que atualmente enfrenta sérias limitações de estrutura. Segundo Ricardo Vasconcelos, apesar de não haver intenção de sair do Centro da cidade, a atual situação do prédio impossibilita o bom funcionamento das atividades legislativas e o adequado atendimento à população.

“A estrutura da Câmara é muito limitada. A galeria, por exemplo, só comporta 25 pessoas. Não conseguimos receber movimentos sociais nem atender dignamente a população e os servidores. Estamos tentando encontrar um espaço físico que acomode bem a todos e nos permita desempenhar nosso trabalho com mais eficiência”, explicou o presidente.

Durante a reunião, o vereador também apresentou uma nova possibilidade: a realização de uma Parceria Público-Privada (PPP) com alguma construtora para viabilizar a construção de um novo prédio no próprio Centro da cidade, como forma de manter a Câmara em uma localização estratégica e historicamente simbólica.
O presidente da Acese, Maurício Vasconcelos, avaliou o encontro como positivo e destacou a importância do diálogo aberto com o Legislativo.

“Nossa luta sempre foi no sentido de que a sede permaneça na região central. Entendemos a necessidade de melhorar as instalações da Câmara, mas acreditamos que é fundamental evitar o esvaziamento do Centro. Saímos da reunião confiantes de que agora partiremos para soluções concretas, com o apoio da Prefeitura também”, declarou.

Já Elison Bonfim, presidente da CDL, reforçou o compromisso do setor empresarial com a permanência da Câmara na região central e se colocou à disposição para colaborar com a busca por alternativas viáveis.

“A reunião foi muito produtiva. Para nós, é fundamental manter a Câmara aqui, pois o Centro precisa continuar sendo um polo de circulação, negócios e serviços. Estamos juntos para ajudar a viabilizar essa permanência, seja por meio da revitalização do Palácio Inácio Barbosa ou outro espaço no entorno”, afirmou.

Os representantes também sinalizaram que irão se reunir com a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, para buscar apoio institucional. Entre as propostas discutidas, está a possibilidade de a Prefeitura ceder ou desapropriar uma área no Centro, ou ainda permitir que o Palácio Inácio Barbosa seja restaurado para abrigar a nova sede do Legislativo, com a construção de um anexo.

Fonte e foto: Caroline Prata / Luanna Pinheiro / Assessoria Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.