Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura vai utilizar brasão ao invés de logomarca 6 de Fevereiro 21H:27

Prefeitura vai utilizar brasão ao invés de logomarca

O brasão oficial da prefeitura de Aracaju passa a ser a identificação padrão da administração municipal. O anúncio da medida foi feito nesta segunda-feira (6), pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em evento realizado no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

 

Também foi divulgado o slogan da gestão: “Reconstruindo a Qualidade de Vida”. Edvaldo assinou ainda uma proposta de emenda à Lei Orgânica, que será enviada à Câmara de Vereadores, que torna perene a obrigatoriedade da adoção do brasão pela gestão municipal.



“Estamos inaugurando uma nova época. Pela primeira vez, um prefeito adotará o brasão como logomarca da administração. Estamos adotando assim o símbolo oficial da cidade, que é uma marca sóbria e bonita, o que faz com que cumpramos o que determina a Constituição, quando se refere à impessoalidade da administração”, afirmou o prefeito.

Ele explicou que o seu desejo era de uma marca que “representasse a cidade”. “Todo prefeito que chegava colocava sua marca e cores. Muitas vezes, era uma marca muito pessoal, até mesmo com características partidárias e ideológicas, então isso precisava ser mudado. O que estamos fazendo agora é uma mudança de mentalidade. Foi uma sugestão minha. A cidade é de todos, então nada melhor do que utilizar o brasão. Aracaju está dando um grande passo do ponto de vista da civilidade, democracia, respeito e ética à coisa pública”, reforçou.



O prefeito ainda pontuou que a utilização do brasão gerará economia. “A mudança de marca gerava despesas desnecessárias. Vamos começar a utilizar na internet, nos documentos, e, paulatinamente, pelos próximos quatro anos, a nova identidade visual da prefeitura será adotada nos prédios. Não haverá gastos neste momento para alterar a marca dos prédios”, esclareceu.



O secretário municipal da Comunicação Social, Luciano Correia, avalia que “a transformação do brasão em marca definitiva e perene do ente político municipal e todas as suas instâncias, é uma iniciativa cidadã, republicana e que caracteriza esse primeiro mês da gestão de Edvaldo Nogueira no fortalecimento da institucionalidade”.



Emenda à lei orgânica
Para reafirmar sua disposição em tornar o brasão como marca da prefeitura, Edvaldo assinou, durante a solenidade, uma proposta de emenda à lei orgânica, que será analisada pela Câmara. Pelo projeto, a administração pública municipal deve adotar, de modo perene, o brasão oficial como símbolo, identidade visual da gestão, logomarca, logotipo ou padrão de identificação dos bens públicos, uniformes, placas de publicidade, obras, veículos oficiais, nas publicações oficiais e em toda ação ou atividade administrativa. ]

 

Como se trata de uma emenda à lei orgânica, a proposta tem importância superior, pois exigirá o voto de 16 dos 24 vereadores (dois terços), e não maioria simples. A proposta de emenda ainda estabelece que o uso do slogan da gestão é permitido, desde que associado e simétrico ao brasão.



“A finalidade do estabelecimento da referida obrigação se cristaliza no desiderato de que a organização político-administrativa do Poder Executivo Municipal consolide o Brasão oficial como símbolo dos atos, do patrimônio público e de toda e qualquer manifestação que dela se origine. De fato, o exercício do serviço público requer de seus agentes a mais absoluta discrição e impessoalidade, o que tende a coibir a prática de atos que visem a atingir anseios pessoais, político-partidários ou desvinculados dos fins coletivos”, justificou o prefeito na mensagem aos vereadores.


O presidente da Câmara, Josenito Vitale, avaliou a medida como uma “ação positiva”. “Resgata um símbolo de 62 anos, é a verdadeira marca de Aracaju. Assim, todo prefeito poderá utilizar o brasão, alterando apenas o seu slogan. É um passo fundamental para acabar com gastos desnecessários. Por ser uma emenda à lei orgânica, é justamente para valer para todos os prefeitos a partir de agora”.

O brasão
O primeiro símbolo da cidade foi criado pela Lei nº 6, de 27 de janeiro de 1955, um século depois da consolidação de Aracaju como capital de Sergipe, durante a administração de Jorge Campos Maynard. É uma obra do artista plástico Florival Santos.



Na composição do símbolo estão explícitas características fortes da cidade daquele período, com destaque para a breve frase em latim “Pax Et Labor”, que representa a cordialidade e laboriosidade do povo aracajuano, peculiaridades que se mantém até os dias atuais.



O brasão é uma das fontes para conhecer a história de Aracaju. Suas cores, formatos e disposição carregam parte relevante da sua memória e identidade. Dentro do escudo estão as simbologias mais acentuadas da época em que foi criado, mas que servem de referência para a contemporaneidade e de inspiração para a administração pública atual.



Divido em quatro partes, na primeira sobre o fundo dourado, uma cruz vermelha simboliza a fé cristã. Na segunda divisão, em campo azul, a salina de prata representa as riquezas minerais do município. Na terceira, em campo azul, um coqueiro de prata representa o principal produto agrícola do município. E por fim, em fundo dourado, a roda dentada de vermelho descreve o trabalho através dos tempos.



Os vereadores Antonio Bittencourt, Dr. Gonzaga, Pastor Alves, Tiago Batalha, Soneca, Jason Neto e Evando Franca, e os secretários municipais Carlos Cauê, Sérgio Ferrari, Jorge Araújo Filho, Mendonça Prado, Cecília Leite, Aristóteles Fernandes, Augusto César Viana e Silvio Santos, o procurador-geral do município Netônio Machado, além de jornalistas e radialistas prestigiaram o anúncio.

 

AAN

Foto: Janaína Santos

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.