Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura orienta sobre perigos do uso excessivo de telas por crianças e adolescentes 1 de Fevereiro 7H:56
COTIDIANO

Prefeitura orienta sobre perigos do uso excessivo de telas por crianças e adolescentes

O mundo moderno, com toda a sua evolução tecnológica, traz consigo os benefícios das ferramentas, mas também o lado negativo do mau uso dos equipamentos disponíveis.

Exemplo disto é a utilização excessiva de telas, seja celular, televisão ou computador, principalmente por parte de crianças e adolescentes. Para tanto, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destaca os perigos que podem haver naquilo que pode parecer inofensivo, mas que pode comprometer, inclusive, a saúde mental e o desenvolvimento infantil.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de telas na infância deve ser restrito. Os menores de 2 anos de idade, por exemplo, não devem ter acesso algum. Entre 2 e 5 anos, a permanência máxima é de uma hora por dia. Entre 6 e 10 anos, o tempo dedicado às telas e aos jogos de videogame não deve ultrapassar 180 minutos por dia. Em ambos os casos, uma hora antes de dormir, é necessária a desconexão de qualquer exposição nesse sentido.

“Não é recomendado que crianças de até 2 anos de idade tenham acesso a telas porque esse é o momento em que ela está desenvolvendo suas habilidades de percepção do meio ambiente e habilidades sociais, e o uso de telas pode prejudicar na socialização e na aquisição da linguagem das crianças”, explica a psicóloga e coordenadora das Referências em Saúde Mental e do Serviço de Apoio Psicológico (Sapsi), Lidiane Rosa.

Quando ultrapassados os limites aconselháveis de uso de tela, os efeitos nas crianças e adolescentes, a curto, médio e longo prazos, podem comprometer desde as atividades escolares até o convívio social. Segundo a psicóloga, dentre os principais comprometimentos são observados isolamento, irritabilidade, ansiedade, depressão, déficit de atenção e hiperatividade, alterações do sono, mudanças alimentares, dependência digital, uso problemático das mídias interativas, sedentarismo e baixa autoestima.

“Os pais ou responsáveis devem estabelecer ambientes onde o celular não pode ser usado, delimitar o tempo de uso das telas e estimular as crianças e adolescentes a fazerem atividades ao ar livre, atividades que incentivem a criatividade e o desenvolvimento cognitivo como desenho e pintura. Brincar com outras crianças e adolescentes também é fundamental para estimular o desenvolvimento dessas habilidades”, reforça Lidiane.

Foto: Ascom SMS

Fonte: Agência Aracaju de Notícias

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.