Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura inicia hoje campanha de vacinação contra o sarampo 1 de Janeiro 0H:00
SERVIÇO

Prefeitura inicia hoje campanha de vacinação contra o sarampo

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia hoje (10), a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Conforme calendário do Ministério da Saúde, o foco da campanha são as pessoas com idade entre 5 e 19 anos.

De abrangência nacional, a campanha segue até 13 de março, com o dia ‘D’ previsto para 15 de fevereiro.

A coordenadora de Imunização da SMS, Ilziney Simões, explica que a intensificação da vacina Tríplice Viral (que também previne a caxumba e rubéola) tem como meta atingir as pessoas que ainda não receberam a vacina, além de ser uma estratégia de interrupção da transmissão do vírus do sarampo no país.

“Essa primeira etapa será focada nas pessoas de 5 a 19 anos, mas a vacina Tríplice Viral é ofertada na rotina das Unidades Básicas de Saúde [UBS] para as pessoas com idade entre 1 a 49 anos. Se o indivíduo está nessa faixa etária e não tomou ainda, pode se dirigir até uma UBS para receber, tranquilamente”, afirma Ilziney.

A coordenadora reforça ainda que a orientação do Ministério da Saúde é vacinar as crianças de seis meses a menor de um ano. “Isso porque o vírus do sarampo ainda está circulando no Brasil e essa medida é temporária, em virtude dos surtos que estão acontecendo em outras localidades. Sabemos que as crianças são as mais vulneráveis à hospitalização e até mesmo óbito com relação ao sarampo, mas quando ocorrer a interrupção da transmissão do vírus, provavelmente essa recomendação vai cessar, e continuar apenas para as pessoas de 1 a 49 anos”, destaca.

Em 2016, a Organização Pan Americana de Saúde (OPS) concedeu ao Brasil certificado de erradicação do sarampo, pois o país não registrava casos novos desde 2000. Porém, em 2017, ocorreu um surto de sarampo na Venezuela que chegou ao Brasil em 2018, ocasionando a perda do certificado.

Em 2019, Aracaju teve seis casos notificados, quatro casos descartados e dois confirmados. Destes, um dos pacientes não era residente no Estado.

 

Da Agência Aracaju de Notícias

Foto: Sérgio Silva

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.