A Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado apresentaram na tarde desta segunda-feira, 4, o plano operacional que será executado para garantir a segurança e o bem-estar de milhares de foliões que irão curtir o Pré-Caju 2024.
Todo o apoio logístico planejado foi detalhado em um encontro realizado no espaço Porto Farol, bairro Coroa do Meio, que contou com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira e do governador Fábio Mitidieri, acompanhados de outras autoridades.
Este ano, o Pré-Caju acontece de 8 a 10 de novembro e promete ser um espetáculo de grande proporção, com artistas nacionais renomados como Bell Marques, Ivete Sangalo, Xanddy Harmonia, É O Tchan e Timbalada, além de talentos locais, como Calcinha Preta e Natanzinho Lima.
Na apresentação, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou que o evento reafirma o compromisso de Aracaju com a valorização da cultura e a promoção do turismo e lembrou ainda que o Pré-Caju atrai não só o público local, mas também visitantes de todo o Brasil. “O Pré-Caju é essa festa extraordinária, que faz parte da história da nossa cidade e que, recentemente, retornou em um local mais confortável. No ano passado, cerca de 400 mil pessoas estiveram na festa e a expectativa é de que este ano esse número seja ainda maior. O Pré-Caju é alegria, confraternização, desenvolvimento, progresso e a projeção da capital para o Brasil e para o mundo. É um evento muito importante para nós, pois movimenta a economia, através de toda a rede do setor que opera na cidade, gera emprego, renda e traz retorno para a cidade, através do ISS. Temos a felicidade de, ao lado do Governo do Estado, apoiar a festa com essa logística operacional que garante a sua realização e a diversão dos foliões com segurança e conforto”, destacou.
O governador Fábio Mitidieri reforçou o compromisso do Estado com a realização do evento e salientou o trabalho conjunto entre as diversas forças de segurança e os serviços públicos. “Estamos todos aqui reunidos para garantir que vamos ter um grande evento, que transcorra com tranquilidade, para que o folião venha só para brincar, se divertir, deixar toda a sua alegria e, obviamente, movimentar nossa economia, gerando emprego e renda”, disse.
O governador destacou, ainda, a importância do apoio da gestão municipal e reforçou a grandeza do Pré-Caju. “A gente tem que agradecer à Defesa Civil e à Prefeitura, que estão trazendo toda a sua estrutura também, para garantir que o evento dessa magnitude, que envolve cerca de 400 mil pessoas, possa ter tranquilidade e paz. É a maior prévia carnavalesca do Brasil, uma festa tradicional que acontece desde 1992, e com isso, a gente consegue divulgar ainda mais o nosso estado. A gente tem conseguido, através de grandes eventos como esse, promover o turismo, a cultura e também gerar oportunidades para os sergipanos. Vamos aproveitar o Pré-Caju para divulgar ainda mais o nosso estado”, afirmou.
O vereador de Aracaju e um dos organizadores do evento, Fabiano Oliveira, enalteceu a parceria dos entes municipal e estadual para que o evento seja realizado com sucesso. “É um grande sucesso que já reflete na ocupação de 100% da rede hoteleira. Esse apoio logístico e o trabalho realizado pela Prefeitura Municipal e o Governo do Estado são de fundamental importância para a realização da festa, seja com o trabalho da Emsurb [Empresa Municipal de Serviços Urbanos], com o cadastramento dos vendedores ambulantes, na limpeza, no ordenamento, na organização; seja com a SMTT [Superintendência Municipal deTransporte e Trânsito], com o trânsito; com toda a Guarda Municipal. E o Governo do Estado com as forças de segurança. É uma festa que permanece aberta. São quatro quilômetros na orla mais bonita do Brasil e movimentando 70 setores da economia, gerando emprego, renda, desenvolvimento e divulgação da nossa cidade e do nosso estado”, garantiu.
Operação
A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) atua desde o acompanhamento da montagem das estruturas, bem como implementa uma operação integrada com a participação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Defesa Civil.
Serão empregados 300 guardas municipais para reforçar a segurança no evento e nos terminais de integração, especialmente o Terminal da Atalaia, com patrulhamento interno e externo. Os guardas também atuarão na proteção dos monumentos localizados na Orla de Atalaia, revista nos portões de acesso e apoio aos agentes da Vigilância Sanitária, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Segundo o gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Tenente-Coronel Silvio Prado, a Prefeitura estará dando todo o aparato de estrutura. “Montaremos todos os postos de comando para Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e também o posto médico para a nossa Secretaria de Saúde atender os foliões. Tudo isso para que a gente torne o evento ainda mais seguro. E essa segurança é, prioritariamente, para as pessoas que vão curtir a pipoca. A gente acredita que mais de 300 mil pessoas estarão presentes, como público flutuante, durante os três dias, e todo esse aparato será para dar conforto e segurança para esses foliões”, explicou, ressaltando ainda outras áreas em que a gestão se fará presente.
“Vamos trabalhar também no reordenamento de trânsito, no fechamento e bloqueio de vias, para que não tenha tráfego de veículos não autorizados no percurso. A Secretaria da Assistência Social também trabalhará com toda a abordagem social de crianças que, eventualmente, estejam perdidas, ou identificando possíveis casos de trabalho infantil, também apoiado pelo Juizado de Menores. Teremos a Delegacia de Turismo para resolver qualquer situação de anormalidade. Foi feito todo um planejamento antecipado, realizamos várias reuniões entre a Prefeitura e o Governo do Estado para alinhar os procedimentos, para que nós não tivéssemos nenhum tipo de conflito de atuação. Temos todo um aparato de somatório entre as gestões municipal e estadual para garantir a segurança de todos os foliões do Pré-Caju 2024”, reforçou.
Assistência Social
A Secretaria Municipal da Assistência Social contribuirá com uma equipe de aproximadamente 30 profissionais que prestarão atendimento especializado. Entre os serviços, está o Camarote da Acessibilidade, projetado para garantir que pessoas com deficiência possam participar da festa com conforto e dignidade.
O camarote, localizado próximo aos Arcos da Orla, terá capacidade para 80 pessoas por dia e contará com acessibilidade total, incluindo rampas de acesso, banheiros exclusivos e piso tátil.
Além disso, a Assistência atuará com equipes de abordagem social e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram).
Limpeza
A Emsurb também desempenhará um papel fundamental no apoio logístico. Serão disponibilizados 500 banheiros químicos ao longo do percurso e haverá uma equipe de fiscalização e limpeza atuando em tempo integral.
Com 152 fiscais para o comércio ambulante e 253 agentes de limpeza no sábado, 374 no domingo e 220 na segunda-feira, a meta é manter a Orla limpa e organizada.
Saúde
A SMS será responsável pelo posto médico, que contará com 15 leitos, incluindo áreas para estabilização e atendimento rápido, além de equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Esse suporte visa atender ocorrências de baixa e média complexidade, com possibilidade de regulação para hospitais da rede municipal em casos mais graves.
A Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) também atuará intensamente na inspeção de alimentos e bebidas oferecidos durante o evento, garantindo a segurança sanitária dos produtos consumidos pelos foliões.
Mobilidade
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju implementará bloqueios temporários e fixos para assegurar o fluxo organizado de veículos.
Serão 40 agentes atuando no trânsito, especialmente na avenida Santos Dumont, que terá interdições nos dias 8, 9 e 10, para assegurar a segurança dos pedestres e facilitar o deslocamento dos foliões
Fotos: Marcos Paixão
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!