Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura de Aracaju garante que BRT será realidade 6 de Abril 1H:58

Prefeitura de Aracaju garante que BRT será realidade

Uma das alternativas atuais para minimizar os problemas do trânsito é a implantação do Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus (BRT), sistema de ônibus articulados que tem os bilhetes vendidos antecipadamente, aos moldes dos trens e metrôs, e que trafegam em faixas exclusivas dos demais veículos.


De acordo com a Prefeitura de Aracaju, o sistema já pode ser considerado uma realidade na capital sergipana, podendo ser estendido aos municípios da Grande Aracaju (Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão).

Semana passada foram entregues os envelopes de preços do projeto do BRT, que estão sendo analisados pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para posterior homologação.


“A partir daí o recebedor terá até o dia 25 de junho para entregar à Caixa Econômica a parte implantação de fibra ótica, Data Center, Centro de Operações, Semafórica Inteligente, Sistema de GPS e Bilhetagem eletrônica, para seguir para a próxima fase de licitações e implantação do sistema. Estamos na certeza de que o BRT seja uma realidade para nossa capital, pois a cidade necessita do sistema”, explica a presidente da Emurb, Socorro Cacho.


O Projeto
De acordo com o arquiteto Jaime Lerner, todo o projeto operacional está pronto e há uma ávida vontade em colocar em prática o mais rápido possível. Uma das representantes do escritório de Jaime Lerner, a arquiteta e urbanista Gianna De Rossi, avalia que “este é um projeto de grande importância para a cidade, um verdadeiro avanço, tecnológico para a Grande Aracaju, pois o ganho social é enorme. É um projeto de uma única passagem. O projeto, que inicialmente previa quatro corredores, hoje está finalizando com 10. Mais um possível corredor pode entrar no projeto com a construção da Avenida JK”, ressaltou a urbanista.


O plano ainda vai contar com uma gama de ônibus articulados que farão a integração da Grande Aracaju. “O sistema será transitório, pois uma parte será pelo BRT e a outra parte continuará com o transporte normal, no qual estes farão o transporte das pessoas dos pontos de ônibus para os terminais BRTs”, afirmou o diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Francisco Navarro.


Para João Alves Filho, esse sistema terá um alcance social enorme, já que a intenção é diminuir os congestionamentos no trânsito em Aracaju.


“A nossa prioridade é o transporte coletivo, fazer com que todas as classes sociais façam uso do transporte público. O BRT também poderá levar uma satisfação muito grande aos conterrâneos da Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. Então, eu terei o prazer e a honra de acompanhar esse projeto, que não contemplará somente Aracaju, com muito entusiasmo e o empenho de todos os prefeitos envolvidos. Tenho certeza que o Governo do Estado está sensível a essa causa. Porque eu podia muito bem fazer somente para Aracaju, como estava no antigo projeto da gestão passada, mas isso provocaria um colapso social, visto que essas pessoas dos municípios vizinhos não teriam acesso ao sistema integrado de passagem, ou seja, seria uma desvantagem econômico-social enorme e que o povo não merece. Por isso, com a mercê de Deus e a sensibilidade dos deputados estaduais e do Governo do Estado, logo será enviado esse projeto para ser apreciado pela casa do povo ”, assevera João Alves.


Integração
O processo de execução do novo projeto de mobilidade urbana vai além de implantar o BRT. Contempla ainda a construção de vias exclusivas para ônibus articulados, licitação para o transporte coletivo do sistema já existente e do BRT, sincronização de sinais, reforma e ampliação dos terminais de integração e outros.


“O projeto vai atender todos os bairros de Aracaju além de interligar os municípios que integram a Grande Aracaju. Ele tem tudo para dar certo, pois todos têm ciência da necessidade de um sistema de transporte como esse em Aracaju”, argumenta Francisco Navarro.


Municípios envolvidos
Os prefeitos de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, de São Cristóvão, Rivanda Batalha, e da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, entenderam melhor como funcionará todo sistema através de uma viagem à Curitiba, onde vivenciaram o projeto que será executado.


O gestor do município de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, destaca a sua luta para que o sistema de transporte coletivo continue integrado.


“A nossa preocupação sempre foi resguardar os interesses da população. Pleiteamos, juntamente ao prefeito João Alves Filho, que fizesse a apresentação do sistema para conhecermos o projeto. O corredor do sistema BRT se estende até o Terminal do Marcos Freire, que para nós é excelente. Com esse projeto teremos uma melhoria significativa no sistema de transporte coletivo. O projeto anterior existente não contemplava as cidades metropolitanas. Isso era um absurdo. Juntei-me ao prefeito João Alves para que isso não acontecesse e até com o mesmo brinquei na época dizendo que, com isso, poderia haver uma guerra civil. Seria um retrocesso, mas, hoje, graças a Deus essa fase está superada”, finalizou.


Para a prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, que desde o início aderiu ao projeto e visitou Curitiba, destacou que a sua luta sempre foi para que “povo de São Cristóvão tivesse um transporte digno e de qualidade e essa é a minha meta, sempre em prol do povo. Ver a concretização desse sonho ser realizado, visto que luto dia a dia para que o acesso ao transporte de São Cristóvão seja o melhor possível”, informou.


Já para Airton Martins, da Barra dos Coqueiros, o mais importante desse projeto “é a valorização por um transporte público de qualidade, onde a população de qualquer nível social possa ter acesso, diminuindo assim os congestionamentos existentes. Além disso, com o empenho de todos, quem ganha com isso é a sociedade”, afirmou.


Consolidação
O vice-prefeito da Aracaju, José Carlos Machado, ressalta a importância do BRT como um processo que só tem a acrescentar à capital.


“Todo processo do BRT envolve uma questão burocrática, mas que foi solucionada. O transporte da Grande Aracaju continuará de forma integrada. Conheço João Alves e sei do seu compromisso com a capital sergipana. Estou absolutamente convencido de que, no menor espaço de tempo possível, os aracajuanos terão um transporte moderno, eficiente e confiável”, finaliza.


Organização
O sistema foi pensado para percorrer todas as zonas de Aracaju e promover a integração entre a capital e a região metropolitana. No total, serão 10 corredores, dos quais cinco serão apenas para ônibus e BRT circular e mais cinco onde o trânsito será compartilhado. Dados do projeto detalham que o sistema irá transitar e estará organizado da seguinte maneira:
Apenas BRT e ônibus.

Corredor 1: Avenidas Heráclito Rollemberg, Adélia Franco, Hermes Fontes e Pedro Calazans;
Corredor 2: Avenidas Tancredo Neves e Euclides Figueiredo;
Corredor 3: Avenida Rio de Janeiro;
Corredor 4: Avenidas Maranhão, São Paulo, Coelho Campos e Juscelino Kubitschek (Maracaju).
Compartilhado
Corredor 1: Avenidas Beira Mar, Rio Branco e Barão de Maruim;
Corredor 2: Avenidas Canal 4, Paulo VI, Iolanda Pinto, Pedro Valadares, Pedro Calazans e Acrísio Cruz, integrando as ruas Cedro, Itabaiana e Itabaianinha;
Corredor 3: Avenidas Osvaldo Aranha e Mariano Salmeiron integrado com a Rua Laranjeiras;
Corredor 4: Avenidas Desembargador Maynard e Barão de Maruim;
Corredor 5: Avenidas João Rodrigues e Euclides Figueiredo.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.