Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura de Aracaju garante merenda de qualidade aos alunos 21 de Maio 10H:13
COTIDIANO | Por Max Augusto

Prefeitura de Aracaju garante merenda de qualidade aos alunos

Uma boa alimentação garante energia para o ser humano realizar suas tarefas. Inclusive, uma das mais importantes: estudar. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenadoria da Alimentação Escolar (Coae), oferece uma merenda escolar de qualidade, suficiente e adequada às necessidades nutricionais de cada faixa etária de alunos das escolas municipais.

O número de refeições varia de uma a quatro e depende diretamente do tempo que os alunos passam na escola. Nas creches de ensino em tempo integral, às crianças são servidas quatro refeições por dia. Para os alunos do Programa Mais Educação, três, e para o projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma refeição.

Os nutricionistas do Coae visitam as instituições de ensino todos os meses para verificar se o cardápio da merenda é cumprido pelas escolas de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Cardápio

O cardápio é elaborado por uma equipe de seis nutricionistas do Coae. "O FNDE define os critérios que a alimentação escolar deve atender. O cardápio é enviado para as escolas pela equipe de coordenadoria todos os meses, precisa ser regionalizado e deve atender à cultura alimentar de Sergipe", explica a coordenadora da Alimentação Escolar da Semed, Joice Carréra.

O cardápio é composto por frutas, verduras, arroz, feijão, sopa, carne bovina e carne de frango. Broa de milho, cuscuz, mugunzá, macaxeira e mingau são os alimentos regionais sergipanos inclusos para satisfazer os alunos. Todos os anos, a Semed realiza um teste de aceitabilidade com os estudantes das escolas. A equipe do Coae escolhe um dia aleatório do cardápio, vai até a escola e, depois do lanche, faz uma votação para saber a opinião deles sobre a merenda.

Avanços

Joice Carréra destaca que o principal avanço é a capacitação anual dos diretores de cada escola do município, para verificar se o cardápio está sendo cumprido e se as três porções de frutas e verduras recomendadas pelo FNDE são servidas durante a semana.

A Semed também realiza palestras de incentivo a alimentação saudável nas escolas, faz a comparação dos alimentos naturais com os industrializados e aborda as vantagens de optar por um produto natural sem conservantes oferecido pela escola.

Além disso, a regularização da merenda foi atingida e na atual gestão os alunos não ficaram sem o lanche em nenhuma ocasião.

"Toda a equipe envolvida na merenda é qualificada e comprometida com a prioridade de alimentar e servir uma alimentação de qualidade aos alunos, porque não servimos o mais fácil, mas, sim, o mais adequado", afirma a coordenadora.

 

Agência Aracaju de Notícias
FOTO: Sílvio Rocha/PMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.