Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura de Aracaju amplia canais de serviços e agendamento de consultas por meio de 0800 25 de Junho 18H:15
SERVIÇO | Por Max Augusto

Prefeitura de Aracaju amplia canais de serviços e agendamento de consultas por meio de 0800

Campanha de informação e orientação à população sobre a Covid-19 

Desde o início da propagação da covid-19 na capital, a Prefeitura de Aracaju vem atuando de maneira a readequar a oferta de diversos serviços à população, sempre visando à prevenção. Dessa forma, os atendimentos realizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também sofreram adaptações e novos serviços foram criados, boa parte deles atualmente de fácil acesso, por meio do 0800 729 3534.

Inicialmente, o número foi disponibilizado apenas para o serviço MonitorAju, que como o nome sugere, monitora os casos suspeitos e confirmados de coronavírus em Aracaju.

“Já fizemos o acolhimento de mais de 24 mil aracajuanos, seja para sanar dúvidas, monitorar usuários que relataram sintomas de síndrome gripal; monitorar os casos confirmados e seus comunicantes diretos. Hoje, estamos monitorando 2.547 pessoas, ligando diariamente para saber a evolução do quadro de saúde, contando do início dos sintomas aos 14 dias, que é o preconizado para o isolamento domiciliar”, descreve a coordenadora do MonitorAju, Cynthia Rocha.

Diante da boa aceitação do serviço pelo 0800, outros foram adicionados, entre eles o de Apoio Psicológico, desenvolvido pela Rede de Atenção Psicossocial (Reaps). O atendimento acontece de segunda a sexta e aos sábados pelo 3304 3599, sempre das 8h às 20h. Ao ligar, o usuário tem sua chamada repassada para um dos 20 psicólogos que compõem a Reaps, dentre profissionais da SMS e residentes da UFS.

"A ligação é gratuita e aberta a toda população aracajuana. Qualquer pessoa pode ligar. Caso seja um caso que demande atendimento de urgência ou presencial, a pessoa é encaminhada ao Centro de Atenção Psicossocial de referência ou a urgência mental do hospital São José", orienta a coordenadora do Serviço de Apoio Psicológico, Chenya Coutinho.

Agendamentos de consultas
Outra inovação é a marcação de consultas por telefone, evitando, assim, saídas desnecessárias de casa, bem como aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde. Para as gestantes, o serviço está disponível na opção 3, e a ligação será direcionada para as técnicas do Programa Saúde da Mulher, as quais agendaram consultas de pré-natal nas UBS.

Além do 0800, as gestantes também podem agendar suas consultas pela plataforma AjuInteligente, na qual a paciente responde um questionário com informações que serão avaliadas pela equipe médica. Para agendar de modo virtual, a gestante deve acessar o site AjuInteligente (https://ajuinteligente.aracaju.se.gov.br) e seguir o passo a passo: Serviço > Solicitar > Pessoa física > Cidadão > Solicitação > SMS > Agendamento de gestante.

A coordenadora da Área Programática e Estratégica da Atenção Primária à Saúde da SMS, Kamila Fialho, avalia de maneira positiva as primeiras semanas de ativação do serviço para as gestantes.

"A Atenção Básica é a porta de entrada do SUS e uma coisa que percebemos, com o Ajuinteligente e com o 0800 é que estamos conseguindo ampliar esse acesso. Muitas mulheres estão conseguindo agendar mais rápido suas consultas e percebemos também que estamos conseguindo fazer as primeiras consultas no tempo ideal, que é até a 13ª semana. Ficamos muito felizes com os resultados", afirma a coordenadora ao reforçar que as gestantes estão concluindo o pré-natal com mais de sete consultas, o que evidencia um serviço mais humanizado e de qualidade.

Com o bom desempenho do canal de agendamento para as gestantes, a gestão municipal ampliou ainda mais o canal e a partir da próxima segunda-feira, 29, também estará disponível o agendamento de consultas para os hipertensos e diabéticos.

As consultas podem ser agendadas pelo número 0800 729 3534, digitando a opção 4, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A ligação será direcionada para técnicas do Programa Saúde do Adulto e de doenças crônicas não transmissíveis, as quais agendarão as consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.