Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura dá passo significativo em prol da inovação e do desenvolvimento tecnológico em Aracaju 16 de Novembro 14H:25
COTIDIANO

Prefeitura dá passo significativo em prol da inovação e do desenvolvimento tecnológico em Aracaju

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) surge com o objetivo de discutir o desenvolvimento econômico da capital sergipana

Visando fomentar a economia, a indústria, o comércio, a tecnologia, a conectividade e também a inovação, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), dá um passo significativo em prol da concretização de mais um compromisso ao instalar o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). Além de transformar a cidade em um polo de desenvolvimento e revelar o potencial criativo que possui, o Conselho tem como principal objetivo discutir o desenvolvimento econômico da capital sergipana.

De acordo com o secretário da Semde, Victor Rollemberg, atualmente o desenvolvimento econômico está ligado ao crescimento dos setores de tecnologia e inovação. “O desenvolvimento das cidades, no mundo, está ligado a isso. Aracaju, na região Nordeste do Brasil, já tem isso em nível de governo municipal. A gente quer estender para a área privada. O governo municipal já é exemplo e referência, no Brasil, de aplicação da tecnologia na gestão pública. Queremos agora transferir essa tecnologia e essa iniciativa para as empresas privadas”, explica o secretário.

Ainda segundo Victor Rollemberg, o Conselho será uma ferramenta muito importante para dar segurança jurídica, tanto aos empresários do setor de tecnologia e serviços locais, quanto às empresas de outros estados que possam vir para a cidade de Aracaju. O conselho possui inúmeras ferramentas, mas a principal delas é a regulamentação das atividades de tecnologia, como por exemplo, a redução do ISS de 5% para 2%, desde que as empresas atendam a alguns requisitos que estão na Lei Complementar N°183, aprovada pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

O Conselho facilitará a atração de startups que não são do município e influenciará na criação de outras startups locais. Com isso, a gestão municipal faz com que a capital tenha em sua composição uma nova atividade econômica, além das tradicionais. O foco principal é facilitar a criação de emprego e, para isso, a Semde também pretende formar uma mão-de-obra qualificada no setor de tecnologia da informação para atender empresas de tecnologia já formadas, ou inspirar jovens a formarem startups.

A comunicação entre os setores envolvidos também contribui para o bom funcionamento da proposta. Composto por 13 membros, o Conselho possui representantes em diversas áreas, como no comércio, na educação, na saúde e na infraestrutura. “Melhor que um conselho formado por várias áreas, é o fato de nele termos dois públicos, ou seja, pessoas da área privada, e pessoas da área pública, o que resulta em uma sinergia muito boa. Tem pessoas, tanto na pública quanto na privada, que têm um nível de empreendedorismo e tem também membros do setor acadêmico, que são os representantes da Unit e da UFS”, aponta Victor Rollemberg.

Foto: Michel de Oliveira

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.