Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura amplia testagem de assintomáticos para covid-19 na capital 21 de Dezembro 5H:06
COTIDIANO

Prefeitura amplia testagem de assintomáticos para covid-19 na capital

Diante do atual cenário da pandemia do novo coronavírus, o qual, do ponto de vista epidemiológico, considera que o vírus está se espalhando de maneira diferente, principalmente entre a parcela mais jovem da população, a Prefeitura de Aracaju identificou a necessidade de abrir, dentro das Unidade Básicas de Saúde (UBS), salas para testagem de assintomáticos. Atualmente, a rede dispõe de seis unidades para testagem em pessoas que não estão apresentando sintomas da covid-19.

O cidadão que, mesmo sem sintomas, perceber a necessidade de fazer o teste para detecção da covid-19, pode ir nas UBS Ministro Costa Cavalcante, Onésimo Pinto, Geraldo Magela, José Machado, Santa Terezinha e Max Carvalho, todas com funcionamento das 7h às 19h, de domingo a domingo, com exceção das UBS Santa Terezinha e a Max Carvalho, que funcionam apenas de segunda a sexta-feira.

“Por hora vemos que, aparentemente, o vírus mudou e aí temos um público mais jovem, epidemiologicamente falando, sendo adoecido, pessoas com sintomas mais leves e/ou assintomáticos e por isso surgiu a necessidade de abrir, dentro das unidades que não estão exclusivas, mas que são próximas às que são exclusivas - que estão com muito atendimento - salas para a realização do RT-PCR”, explica a responsável pela coordenação da estratégia e saúde da família da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Kamila Fialho, ao explicar a demanda gerada pela mudança no modelo de contaminação.

De acordo com Fialho, o Município optou por fazer o RT-PCR não só em pacientes sintomáticos, mas também em assintomáticos, na tentativa de diminuir a contaminação na população como um todo. “Aumentamos a quantidade de testagem porque assim conseguiríamos prever essa quantidade de pessoas positivas, porém assintomáticas, que continuariam contaminando quando estão no convívio social. Então, conseguimos barrar a contaminação ou de alguma forma prevenir, quando detectamos previamente ou existe o conhecimento desse resultado positivo e é feito o isolamento conforme determina a Vigilância Epidemiológica. Aí a gente abriu em mais duas UBS com salas de coleta”, explica Kamila.

A testagem de assintomáticos é realizada de maneira ágil, já que o paciente só se dirige a unidade, indo direto para a sala de coleta, e não exige nenhum critério prévio. “Estamos organizando os fluxos das UBS. Aracaju optou por fazer o teste em toda a população. Quem quiser, não tem nenhum pré-requisito, chega e faz”, afirma Fialho.

Paralelo à realização do RT/PCR em salas específicas nas seis UBS disponibilizadas para esse tipo de testagem, a equipa da Vigilância Epidemiológica, por meio do TesteAju, também está realizando ações de testagem em pontos de bairros estratégicos, fazendo a coleta em locais como praças, por exemplo, assim como de testes rápidos IGG/IGM.

Fonte: Ascom/PMA

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.