Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitos ainda não estudam derrubar obrigatoriedade da máscara 8 de Março 7H:02
COTIDIANO | Por Max Augusto

Prefeitos ainda não estudam derrubar obrigatoriedade da máscara

Mesmo com mais de 80% da população vacinada, gestores vão aguardar decretos estaduais ou definições do governo federal

Até esse último domingo, 6, os municípios sergipanos de Graccho Cardoso e Malhada dos Bois estavam com mais de 80% da população totalmente imunizada contra a Covid-19, com a primeira e segunda dose em dia, ou dose única aplicada.

Com o avanço da vacinação e tendo em vista a adoção da retirada do uso obrigatório da máscara adotado em alguns municípios, como o Rio de Janeiro, o Blog do Max questionou se o Governo de Sergipe também planeja abolir o uso da máscara a partir de determinado percentual da população vacinada.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) declarou que a tomada dessa decisão não é apenas com base no indicador de percentual e que, no momento, a cobertura vacinal está apenas atrelada à realização de eventos.

“Para outras medidas é necessário observar o comportamento em todo o território sergipano. Por enquanto, o uso de máscara não é opcional. A SES lembra que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que mesmo os vacinados devem usar máscaras”, informa a pasta.

O que diz o especialista
De acordo com o coordenador do comitê científico da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor Lysandro Borges, abolir o uso da máscara seria “uma atitude receosa”, mas analisou que muitos municípios, principalmente no interior, já não fazem uso dessa proteção no dia a dia.

“Na verdade, isso seria tomar uma medida em algo que não está mais ocorrendo, mas é muito precipitado abolir as máscaras no momento, por causa do surgimento das novas cepas. Até 14 dias do carnaval, o seja, até o próximo dia 14 de março, é um momento de atenção e cuidado, porque pode ocorrer um aumento de casos, justamente pelo período pós-carnaval. Nós estamos testando e avaliando a população para ver se isso vai ocorrer ou não”, explicou o professor.


Professor Lysandro Borges - coordenador do comitê científico da Universidade Federal de Sergipe

Decisão dos municípios
O prefeito de Malhada dos Bois, Cesar Dinizio, afirmou que o município deve seguir as orientações dos governos federal e estadual quanto ao uso da máscara, descartando o uso apenas quando for avaliado que não há mais perigo para a proliferação da doença. Cesar disse que a prefeitura tem reforçado a orientação para uso do utensílio, principalmente nas escolas, mesmo com o alto índice de vacinados.


Cesar Dinizio - prefeito de Malhada dos Bois

Em Graccho Cardoso, o secretário de saúde, professor Adeilson dos Santos, também disse que o uso de máscara no município permanece obrigatório. Segundo ele, a adesão é mantida por parte da população, mas outras pessoas, por decisão própria, deixaram de utilizar este meio de prevenção.


Professor Adailton dos Santos - secretário de saúde de Graccho Cardoso

Ele disse ainda que a decisão do município também é de aguardar orientações dos governos federal e estadual para que então possa abolir o uso da máscara entre a população.

 

Por Max Augusto e Talisson Souza

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.