Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito participa de ato para autorização dos estudos de viabilidade da nova ponte Aracaju-Barra 4 de Março 22H:44
PODER

Prefeito participa de ato para autorização dos estudos de viabilidade da nova ponte Aracaju-Barra

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, ao lado do governador Fábio Mitidieri, na tarde desta segunda-feira, 4, do ato para autorização dos estudos de viabilidade técnica para a construção de uma nova ponte ligando Aracaju ao município da Barra dos Coqueiros. De iniciativa do Governo do Estado, a obra terá como finalidade ampliar a mobilidade urbana nos dois municípios, através da nova via de interligação. O estudo de viabilidade técnica, autorizado nesta segunda, é a primeira etapa para concretização do projeto. Esta fase inclui, ainda, a elaboração de anteprojetos de engenharia, de estudos e relatórios de impacto ambiental.

Ao acompanhar o ato, o prefeito destacou a grande relevância da obra para os dois municípios. “Este é um momento muito importante, sobretudo para o desenvolvimento e a integração das duas cidades. A capital já possui uma ponte de ligação com a Barra dos Coqueiros, mas precisamos de outra, tendo em vista o crescimento das duas cidades. Era necessário encontrar possibilidades que ampliassem a mobilidade urbana entre Aracaju e a Barra, como o Governo do Estado está fazendo. Então, temos que comemorar essa primeira etapa deliberada pelo governador Fábio Mitidieri, pois as cidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros serão extremamente beneficiadas com uma obra que trará desenvolvimento econômico e urbanístico para ambas”, afirmou.

O governador Fábio Mitidieri disse que a assinatura da ordem de serviço é um passo importante na concretização da ponte Aracaju-Barra. “Essa primeira etapa demanda cerca de um ano e meio. A partir daí, poderemos licitar a obra. Então, estamos dando o pontapé inicial para a nossa tão sonhada ponte Aracaju-Barra. Nós precisamos de uma nova ponte, pois a Barra vem crescendo muito, Aracaju também se expandiu, então é uma obra necessária, que vai trazer desenvolvimento, vai gerar mais oportunidades, vai melhorar a mobilidade urbana e embelezar a nossa cidade”, afirmou.

Os estudos serão conduzidos pelo Consórcio MPB Única e Beck, vencedor da concorrência nº 05/2023, que havia sido publicada no Diário Oficial do Estado em julho de 2023. Com um investimento de R$ 8,5 milhões, o consórcio deverá conduzir os estudos necessários dentro de um prazo de 420 dias.

“Esses estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, e posteriormente os estudos de impacto ambiental e o anteprojeto, são necessários para que a gente possa viabilizar a execução da obra. Além disso, eles também determinarão o ponto exato onde a ponte será executada, o estudo de tráfego e vários outros estudos que comprovarão a necessidade desta segunda ponte. Estamos assinando a ordem de serviço para que possamos avançar para segunda etapa, que é a licitação da execução da obra”, detalhou o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas.

Complexo Viário

Além da nova ponte interligando a capital sergipana a Barra dos Coqueiros, o Governo do Estado também construirá, em Aracaju, um novo complexo viário ligando os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio. O complexo engloba a construção de um viaduto, uma ponte estaiada sobre o rio Poxim e ciclovia, resultando em um investimento total de R$ 363.961.232,20.

Fonte: Agência Aracaju de Notícias

Foto: Ana Lícia de Menezes
 
 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.