Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito Edvaldo lança Forró Caju 2023 4 de Maio 18H:40
PODER

Prefeito Edvaldo lança Forró Caju 2023

O Prefeito Edvaldo Nogueira lançou, na manhã desta quinta-feira, 4, o Forró Caju 2023. Considerado um dos maiores eventos do calendário junino do país, o festejo acontecerá de 23 a 29 de junho e terá mais de 90 atrações, sergipanas e nacionais. Entre as grandes atrações que se apresentarão na arena da praça dos Mercados Centrais estão Alceu Valença, Gustavo Mioto, Zé Ramalho, João Gomes, Calcinha Preta, Zé Vaqueiro, Xand Avião e Mari Fernandez. Além de sete dias de shows com artistas de destaque no cenário musical, o Forró Caju 2023 contará com o Circular Junino, São João na Praça e concurso de quadrilhas juninas.

“Esse é o primeiro tempo do anúncio do nosso Forró Caju, uma festa maravilhosa e que é muito importante para a geração de emprego e renda na nossa cidade, no período junino. É uma festa que eleva a nossa capital e que alegra a nossa alma, reunindo milhares de pessoas para festejar a nossa cultura nordestina e sergipana. Então, serão sete dias de shows na praça dos Mercados Centrais, com 56 atrações locais, 37 atrações nacionais, além dos trios pé de serra. Vamos ter também a Marinete do Forró, receptivos no aeroporto e em outros pontos da cidade, uma inovação para movimentar a cidade, e o São João na Praça. Ou seja, será uma grande festa para todos os gostos”, destacou o prefeito.

Ao anunciar a festa, Edvaldo ressaltou que a divulgação antecipada do evento junino atende a uma demanda do trade turístico. “Nós sabemos o quanto é importante anunciar a programação da festa com antecipação, especialmente para este setor. A rede hoteleira, os bares, restaurantes, já poderão se organizar, as empresas de turismo já poderão divulgar o calendário e os turistas poderão se organizar. Então, fizemos questão de adotar esse formato, anunciando hoje as datas e parte das principais atrações. O Forró Caju já se equipara às maiores festas do país e no de depender do nosso esforço, continuará fortalecendo a base da nossa tradição”, ressaltou.

O gestor informou também que a edição deste ano será custeada pela Prefeitura. “Essa é uma festa que precisa ser mantida, dada a relevância que ela tem para o nosso estado. Por isso, faremos com recursos próprios, assegurando que ela aconteça. E o que nos possibilita realizar a festa é a nossa organização financeira, a nossa forma ética e comprometida de gerir o município. Buscamos patrocínio também, mas caso a gente não consiga, assim como no ano passado, realizaremos com recursos próprios”, afirmou.

‘Decisão acertada’

Representando o governador Fábio Mitidieri na solenidade, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco Sobrinho, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Essa divulgação antecipada é uma medida muito acertada, pois atende a uma reivindicação do nosso trade que precisa se programar. É um setor que gera emprego e renda, de imediato, então facilita muito. Já temos números bem positivos em Sergipe no primeiro bimestre, crescemos o número de passageiros em 20%, o maior do Nordeste neste início de ano, e isso movimenta a nossa economia como um todo. Então, a Prefeitura está de parabéns pelo anúncio antecipado do Forró Caju porque nosso estado só tem a crescer”, considerou.

Da mesma forma, o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), João Paulo Amaral, agradeceu pelo lançamento antecipado da festa e reiterou que “a expectativa do setor já é grande”. “Acreditamos que será o melhor mês dos últimos anos. O Forró Caju é muito importante para o setor hoteleiro e a sua divulgação antecipada é fundamental porque nos possibilita vender o período junino em todo o país como um destino turístico para esta época do ano. No ano passado, já tivemos bons resultados e, em 2023, com certeza, será ainda melhor. Aracaju é a porta de entrada do nosso estado e a expectativa já é excelente”, disse.

A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe, Irma Carla Barbosa, também avaliou a divulgação antecipada como “positiva”. “A gente consegue passar para os nossos contratantes que atendem os turistas. Concorremos com outras cidades que também possuem grandes festas e sem a antecipação fica difícil disputar. Então, toda a rede ganha com essa divulgação antecipada e esperamos que no próximo ano ela aconteça ainda antes, no mês do aniversário da cidade”, pontuou.

Formato

O Forró Caju 2023 terá início no dia 12 de junho com o São João na Praça, na praça General Valadão. Realizado em parceria com a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE), Sesc e Senac, ele se estenderá até o dia 22 de junho e terá apresentações de trios pé de serra, quadrilhas juninas e artistas locais. Além disso, também haverá um concurso de quadrilhas e um cortejo junino.

“Mais um ano de parceria com a Prefeitura. Nos unimos a essa iniciativa no ano passado e em 2023 estamos consolidando, valorizando a nossa cultura e o Centro da nossa cidade com uma grande festa. Serão 11 dias, começando no dia 12, com toda a ornamentação que o nosso povo merece, trazendo o clima junino para aquela área da cidade. Ano passado foi um sucesso e tenho certeza que esse ano será ainda melhor porque o projeto foi completamente mudado para atender o público, com concurso de quadrilha e muito mais”, reiterou o vice-presidente da Fecomércio/SE, Alex Garcez.

Além disso, o formato da edição deste ano incluirá, mais uma vez, o Circuito Junino, com um receptivo por diversos pontos turísticos da cidade, como a Feira do Turista, o mercado Thales Ferraz e, pela primeira vez, no mercado do Augusto Franco, além do aeroporto e rodoviárias. “É uma festa que representa muito a nossa cultura e não poderíamos deixar esse receptivo de fora, para que os turistas que desembarcarem na nossa cidade sintam o clima já na chegada. O Forró Caju tem a atenção máxima da Prefeitura e a cada ano trabalhamos para que ele se torne maior”, disse o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga.

Shows

Já na praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais, os shows terão início no dia 23 de junho, véspera de São João, seguindo até o dia 29 de junho, dia de São Pedro. Estão entre atrações que se apresentarão no palco Luiz Gonzaga: Mano Walter, Alceu Valença, Gustavo Mioto, Mestrinho, Zé Ramalho, Jorge de Altinho, Héloa e Silverio Pessoa, Luanzinho, Jonas Esticado, João Gomes, Calcinha Preta, Cavaleiros do Forró, Zé Vaqueiro, Xand Avião, Luan Estilizado, Adelmário Coelho e Mari Fernandez.

“Temos certeza de que vamos repetir o sucesso do ano passado. A pandemia nos impediu de festejar presencialmente por dois anos, retomamos em 2022 e na edição deste ano, ele acontece com ainda mais força, não só com uma programação rica, variada, que contempla todas as idades, mas também mantendo a tradição. Aracaju consegue manter o nível de compromisso com a raiz nordestina como poucas cidades do país. Então, a festa vem com todos os ingredientes da diversidade e com parcerias com instituições para ampliar as iniciativas, como a Fecomércio, além do receptivo de turistas em diversos pontos da cidade”, frisou o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.