Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito Edvaldo inspeciona obras do canal da zona de Expansão 12 de Setembro 12H:42
COTIDIANO

Prefeito Edvaldo inspeciona obras do canal da zona de Expansão

O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, nesta terça-feira, 10, uma visita às obras que estão sendo realizadas na zona de Expansão de Aracaju para a construção de um novo canal de macrodrenagem e uma avenida de 7,6 quilômetros de extensão entre os bairros da região.

A intervenção contempla, ainda, a construção de outros 19 canais auxiliares, além da execução de serviços de infraestrutura e de esgotamento sanitário, beneficiando os bairros Areia Branca, Mosqueiro, Matapuã, Gameleira, São José dos Náufragos e Robalo. Ao todo, serão investidos R$ 165 milhões nas obras, a partir do projeto “Aracaju Cidade do Futuro” que está sendo financiado pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NBD).

“Essa é uma obra extraordinária, que vai marcar a história da zona de Expansão e do município de Aracaju. Com a intervenção, resolveremos o problema da contaminação do lençol freático da região, além de evitarmos, também, a contaminação do rio Santa Maria. Além disso, com o projeto, resolveremos ainda os problemas de enchentes que acontecem na localidade nos períodos de chuvas. Ou seja, é uma obra de R$ 165 milhões que contribuirá para o progresso e desenvolvimento da cidade, sobretudo da zona de Expansão, que passará a crescer de forma ordenada e sustentável. Essa obra simboliza o futuro de Aracaju e tenho a felicidade de ter sido o prefeito que deu o pontapé inicial neste projeto de impacto positivo para a capital”, destacou.

O novo canal da zona de Expansão está sendo erguido com o intuito de drenar somente águas pluviais da região, garantindo que o rio Santa Maria não seja poluído. Para lidar com as questões que dizem respeito ao saneamento do local, a Prefeitura está implementando uma rede de esgotamento sanitário que será ligada a uma Estação de Tratamento de Esgoto, também construída nas proximidades, através do projeto.

De olho no futuro

Segundo o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, uma das principais características da obra é preparar a região da cidade, de forma antecipada, para o crescimento ordenado.

“Essa obra traz um conceito diferente do que a gente sempre faz de urbanização na cidade. Normalmente você tem uma área que já está construída e o poder público urbaniza o local conforme ela é ocupada. Neste caso, estamos nos antecipando, colocando aqui toda a infraestrutura necessária antes que tenha adensamento populacional. É uma zona da cidade onde há dificuldade para construir, pelos problemas de macrodrenagem existentes, diferente da zona Norte, por exemplo. Neste sentido, com a obra, resolveremos essa situação crítica, ao mesmo tempo em que preparamos a região para o futuro, trazendo melhorias para a qualidade de vida das pessoas que já vivem na zona de Expansão e para as que viverão futuramente”, explicou.

Outra característica fundamental da obra é o alinhamento do trabalho com o cuidado do meio ambiente, como detalhou o secretário da pasta ambiental, Alan Lemos. De acordo com o gestor, um amplo estudo de impacto ambiental foi elaborado para o projeto. “Toda a obra está seguindo um curso de desenvolvimento muito forte e efetivo para as pessoas. Quando o licenciamento foi realizado pela Sema, como lhe compete fazer, todos os estudos foram realizados por uma equipe multiprofissional que estudou e avaliou todos os impactos possíveis de forma antecipada. À medida que a obra avança, a gente vai reavaliando todo esse processo. Realizamos rotineiramente novos relatórios e as visitas permitem que a gente acompanhe não apenas como a obra está se desenvolvendo, mas também se todos os aspectos ambientais estão sendo devidamente respeitados”, frisou o secretário informando que o projeto prevê o plantio de 6.547 espécies arbóreas no local como compensação ambiental.

Expectativa

Quem vive na região e passa diariamente pela obra já vê, com expectativa, a execução das intervenções. É o caso do pedreiro Rivaldo dos Santos, que reside na zona de Expansão há 20 anos. “Essa é uma necessidade básica de quem mora aqui, porque todo ano fica alagado. Por isso, acho que a obra vai ser bem viável. Vai ser ótimo para todos nós, pois teremos saneamento básico. Fico muito feliz e ansioso. Passo por aqui todos os dias e vejo que a obra está bem adiantada. O pessoal está trabalhando todos os dias, com grandes equipes”, declarou.

Fotos: Ascom/PMA

Fonte: Ascom/PMA

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.