Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito Edvaldo entrega ampliação da ponte J.K.: “é uma obra completa e que melhora ainda mais a mobilidade urbana 14 de Setembro 18H:14
COTIDIANO

Prefeito Edvaldo entrega ampliação da ponte J.K.: “é uma obra completa e que melhora ainda mais a mobilidade urbana"

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, nesta quinta-feira, 14, uma obra de alta relevância para a melhoria da mobilidade urbana de Aracaju. O gestor inaugurou a ponte Juscelino Kubitschek, situada sobre o rio Poxim, no bairro Farolândia, que passou por uma ampla reforma para a melhora da dinâmica do trânsito na localidade. Com o projeto, para o qual foram destinados mais de R$20 milhões, a ponte, que possui 160 metros de extensão, foi ampliada e conta, agora, com três faixas em cada sentido, garantindo uma maior fluidez aos veículos que transitam na região. Ao entregar a obra, Edvaldo destacou que ela foi definida como um eixo prioritário do planejamento estratégico da gestão e que representa “um marco para o desenvolvimento urbano e sustentável da cidade”.

“É uma grande alegria entregar esta obra fundamental para a mobilidade urbana da nossa cidade. A ponte Juscelino Kubitschek foi construída na década de 50 e precisava passar por uma reforma e ampliação. Por isso, na minha outra gestão como prefeito, em 2012, nós incluímos a obra no projeto de mobilidade urbana, mas, infelizmente, mesmo com os recursos já garantidos, ela não foi executada. Quando retornei, em 2017, nós a priorizamos, recuperamos o valor e, tiramos o projeto estruturante do papel. Agora, estamos entregando com a certeza de que ela fará grande diferença para a fluidez do trânsito, resolvendo uma retenção que existia neste trecho. É uma obra completa, que foi pensada, bem estruturada e que melhora a vida dos aracajuanos”, afirmou Edvaldo.

O prefeito ressaltou ainda outros aspectos relevantes da obra. “É uma intervenção que vai além da sua beleza física. Ela melhora a mobilidade urbana e cumpre, também, um papel social, já que ela inclui uma nova ciclovia e pista de pedestre, garantindo a segurança dos aracajuanos que optam por outro modal ou que passam a pé pelo local. Além disso, é uma ponte que faz parte do corredor Beira Mar, totalmente requalificado pelo projeto de mobilidade, assim como os outros corredores de transporte, o Augusto Franco, Centro/Jardins e Hermes Fontes, e que precisava acompanhar as mudanças. Portanto, é uma ponte que, sem sombra de dúvida, se soma às demais obras de infraestrutura urbana que estamos realizando, mudando a face da cidade e sendo responsáveis, para além da mobilidade, por garantir mais qualidade de vida à população”, acrescentou o gestor.
O projeto

Para a execução do projeto, foram investidos, ao todo, R$ 20.866.902,61. A obra contemplou a ampliação da ponte com uma nova faixa de rolamento em seus dois sentidos, com quatro metros de largura, cada. No sentido que vem do Centro em direção à Atalaia, foi implementada uma pista para pedestres. Já no sentido contrário (Atalaia/Centro), foi construída uma nova ciclovia, além de pista para pedestres. De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari Vargas, as intervenções beneficiam a acessibilidade do local, oferecendo mais segurança e conforto aos usuários.

“Essa ponte é a única do estado com três faixas de rolamento. Todas as outras pontes principais de Sergipe possuem duas faixas. Essa é a primeira a ter três faixas de rolamento e isso, realmente, traz um grande avanço na mobilidade urbana da cidade, já que antes tinha um afunilamento aqui. Os veículos vinham com três pistas de rolamento, chegavam na ponte e havia uma retenção. Então, essa obra veio para resolver essa questão e isso não será mais um problema”, explicou o presidente.

Sérgio Ferrari reiterou ainda que a obra foi iniciada em março de 2021, um período em que Aracaju vivenciava o pico da pandemia da covid-19 e que, portanto, precisou seguir todas as regras e restrições impostas à época para a segurança de saúde nacional.

“Não podia ter concentração de pessoas, porque o próprio Ministério Público do Trabalho impedia. Além disso, a pandemia provocou um desabastecimento brutal de ferro, concreto, entre outros, no país. Esse tipo de situação causou, realmente, um atraso, mas recuperamos a velocidade em 2022 concluindo em um prazo bom e atendendo, exatamente, aquilo que ela se propunha, que é a melhora significativa do trânsito na região”, enfatizou.

Para a obra, foram utilizadas 438 toneladas de aço e mais de 3 mil metros cúbicos de concreto. Além disso, foram colocadas 50 estacas de 0,80 centímetros de diâmetro em uma profundidade de 45 metros. Além disso, também incluiu a construção de guarda-corpos nos dois lados da ponte; ampliação dos acessos; implantação de novas barreiras de segurança em concreto e uma moderna iluminação de LED.

Acompanharam a entrega o vice-governador Zezinho Sobral, o deputado estadual Manoel Marcos, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos, os vereadores Antônio Bittencourt, Soneca, Zezinho do Bugio, pastor Eduardo Lima e Milton Dantas, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, a superintendente da Caixa Econômica Federal em Sergipe, Wagna Cardoso e secretários municipais.

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

 

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.