Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito Edvaldo discute reforma tributária em audiência pública da Câmara dos Deputados 21 de Março 22H:04
PODER

Prefeito Edvaldo discute reforma tributária em audiência pública da Câmara dos Deputados

Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito Edvaldo Nogueira participou, na tarde desta terça-feira, 21, de um amplo debate sobre o diagnóstico do sistema tributário nacional, sob a perspectiva da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019. Realizada na Câmara dos Deputados, a reunião deliberativa extraordinária foi promovida pelo grupo de trabalho da reforma tributária, coordenado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Na audiência, Edvaldo defendeu a posição da FNP, de que a entidade aposta em um diálogo democrático para a construção de uma reforma que promova justiça fiscal e que garanta a autonomia dos entes federados.

“É com imensa satisfação que participo deste importante debate, representando os prefeitos e prefeitas das cidades que integram a nossa entidade municipalista. A Frente Nacional de Prefeitos vem discutindo amplamente essa temática porque acreditamos no diálogo, na disposição para a construção de um consenso. Acreditamos e defendemos que a reforma tributária não pode privilegiar alguns e prejudicar outros. Ela precisa ser construída considerando todos os entes federativos, mas, sobretudo, os polos produtivos, que são as cidades. É no município que a vida acontece. Não estamos subestimando os governos estaduais e o federal, pelo contrário, precisamos trazer de volta o pacto federativo que ainda está desequilibrado. O que queremos e buscamos é a autonomia financeira das cidades”, destacou.

Neste sentido, o presidente da FNP ressaltou que “a premissa de uma reforma tributária é a de que os municípios não podem perder”. “O futuro do Brasil é o futuro das pessoas e é para elas que precisamos trabalhar cotidianamente, de maneira efetiva. Precisamos que seja uma reforma que considere o destino, e isso é consenso entre todos nós. Todo mundo quer uma reforma que simplifique o sistema tributário brasileiro, hoje difícil e complexo. Mas é preciso lembrar que essa complexidade não está no ISS, ele é o imposto mais simples que temos. O problema está no ICMS, composto por 27 legislações, entre uma série de questões”, avaliou.

Ao pontuar a necessidade da construção de um sistema tributário simplificado para o país, o prefeito de Aracaju citou a PEC 46/22, que incorpora o Simplifica Já, proposto pela FNP, e que, segundo Edvaldo, também deve ser analisada “em pé de igualdade”. “O que os municípios querem é discutir uma reforma igualitária. Hoje temos três propostas em debate e elas precisam ser analisadas de igual forma. Nós defendemos a PEC 46, que simplifica o caminho e preserva o ISS, mas estamos abertos a todas as propostas. O que queremos ver são os prós e os contras para analisar os impactos das outras PEC’s nos municípios”, disse o gestor.

Edvaldo enfatizou ainda a relevância do diálogo “para a construção de uma reforma que melhore a vida das pessoas". “A reforma tributária imediata global é muito difícil de ser feita porque exige um consenso grande, mas nós, prefeitos e prefeitas, estamos dispostos. Estamos preparados para alcançar um resultado que melhore a vida de todos, sobretudo da população, pois esse é o caminho para o crescimento do país. É com o diálogo que encontramos a solução. Portanto, quero parabenizar a Câmara dos Deputados por abrir este debate sobre a reforma tributária, porque é um tema que precisa ser tratado com exaustão, sem parti pris.Temos que encarar essa reforma como uma contribuição desta geração para o futuro do país. A reforma tributária pode ser o rejuvenescimento, mas não pode ser feita artificialmente. É preciso ter coragem para pensar na coletividade”, reiterou o presidente da FNP, que estava acompanhado pela delegação da FNP, composta pelos prefeitos de Salvador/BA, Bruno Reis, e Recife/PE, João Campos.

Unidade

Relator da PEC 45/2019, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro concordou com o prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional. Para o parlamentar, “o grande desafio é construir um novo sistema tributário que equilibre a federação”. “Queremos promover uma reforma que haja unidade entre os entes federativos e não que promova uma disputa entre eles. Temos que construir uma reforma que atenda ao que o cidadão quer, que é ver a sua contribuição retornar como um bom serviço público prestado. E a melhor forma de fazer isso é na devolução do imposto, é o prefeito fazer bem, cumprir com o seu papel, garantindo ao cidadão brasileiro o acesso aos serviços que ele merece. Por isso, estamos abertos para fazer a melhor construção, chegando a um resultado que promova unidade”, disse.
Da mesma forma, o coordenador do grupo de trabalho da reforma tributária, deputado federal Reginaldo Lopes, disse que a construção coletiva da reforma tributária poderá representar “uma oportunidade histórica”. “Estamos tendo a possibilidade de juntos, construir essa convergência, desatar esses nós para termos as condições políticas de aprovar a reforma do estado brasileiro, para além do governo federal. Já estamos nesse caminho, visto que o presidente Lula tem demonstrado o seu apoio, o ministro Haddad tem participado do debate, o ministério conduzido por ele criou uma secretaria extraordinária para discutir a temática, mas também precisamos envolver todos os setores”, reafirmou.

Responsável pelo requerimento que convidou a Frente Nacional de Prefeitos para o debate, o deputado federal Jonas Donizette destacou a importante contribuição da entidade para a discussão. “É de fundamental importância que a FNP e a CNM participem, contribuam porque as prefeituras precisam ser ouvidas para o enriquecimento dessas propostas. Elas são a ponta, que é onde estão os cidadãos e nós precisamos chegar até elas”, afirmou.

O grupo de trabalho da reforma tributária foi formado em fevereiro deste ano e é composto por 12 deputados federais, dos quais seis são membros da bancada da FNP no Congresso. Coordenado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), o colegiado tem o prazo de 90 dias para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogado a pedido do grupo. Neste período, outras audiências serão realizadas para discussão da temática.

Além do presidente da FNP, foram convidados para participar do debate o pesquisador do IPEA, Sérgio Gobetti, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, o presidente da Comsefaz, CarlosEduardo Xavier, o ex-secretário da Fazenda do Amazonas, Thomáz Nogueira, a professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Misabel Derzi, e o professor da Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Paulo Caliendo.

 

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.