Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito Edvaldo autoriza início das obras de infraestrutura do conjunto habitacional das Mangabeiras 20 de Dezembro 15H:39
PODER

Prefeito Edvaldo autoriza início das obras de infraestrutura do conjunto habitacional das Mangabeiras

“É um sonho que vai se realizando e tornando realidade a transformação na vida de 1 mil famílias que terão uma casa digna para morar”. A afirmação é do prefeito Edvaldo Nogueira ao assinar, na manhã desta segunda-feira, 20, a autorização para início das obras de infraestrutura do conjunto habitacional Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres. A solenidade, que ocorreu no local onde as intervenções já começaram a ser executadas, contou com a presença da comunidade, que expressou sua felicidade e esperança por dias melhores.

A dona de casa Maria do Carmo Conceição disse que aguardou “ansiosamente” pelo início das obras. “Estava muito ansiosa, esperando por este momento, pois a Prefeitura nos retirou da ocupação há um ano, nos colocou em casas alugadas, o que já melhorou a nossa situação, mas a nossa ansiedade é pela nossa casa própria, então hoje é um dia muito feliz, pois é mais um passo dado para a realização do nosso sonho”, disse.

As obras, cuja autorização foi assinada nesta segunda pelo prefeito, receberão um investimento de R$ 15,5 milhões e envolverão a implantação das redes de drenagem, de esgotamento sanitário, de sistemas de abastecimento de água potável e de energia elétrica, abertura de 19 ruas, pavimentação asfáltica e acessibilidade, além da topografia e do cercamento da reserva extrativista.

“Conseguimos os recursos para esta obra há dois anos e de lá até aqui, temos trabalhado incansavelmente para tornar este projeto uma realidade. Retiramos as famílias que ocupavam a área e viviam em situação muito difícil, inserimos todas elas no aluguel social, elaboramos os projetos, mas, infelizmente, a obra foi embargada por causa de uma ação judicial. Mas quis Deus e quis a Justiça que alcançassemos uma importante vitória junto ao Juízo da 5ª Região Federal e hoje estamos começando a concretização deste sonho”, declarou Edvaldo.

O prefeito destacou que as primeiras obras de infraestrutura - terraplanagem, esgotamento sanitário, arruamento e instalação de energia elétrica - criarão todas as condições para a construção das 1.102 casas. “Daremos para estas famílias um lugar digno, com o padrão que a nossa gestão sempre entrega e que pode ser visto no bairro 17 de Março. A gente resolve um grave problema de déficit habitacional da cidade e assegura mais moradia, dignidade e qualidade de vida para mais de 1 mil famílias”, ressaltou.

Edvaldo pontuou, ainda, que o novo núcleo residencial terá uma característica inédita que é a manutenção da reserva ambiental, totalmente protegida. “É uma obra que preserva o meio ambiente, o que deixa claro o meu compromisso com a sustentabilidade, e assegura habitação”, reiterou.

Serão 90 mil metros quadrados protegidos para a preservação das mangabeiras. “Ampliamos a área que seria, inicialmente, de 50 mil m² para 90 mil m². E já neste primeiro momento faremos todo o cercamento, para que a movimentação da obra de infraestrutura não cause qualquer tipo de degradação ambiental”, explicou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari Vargas.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, detalhou que a reserva ambiental foi uma “pré-condição para que o sistema se mantivesse sustentável”. “As mangabeiras estarão protegidas, para o usufruto daquelas famílias que já atuam aqui e assim iremos restabelecer o equilíbrio e a sustentabilidade, uma vez que o processo de degradação que ocorria aqui era muito acentuado, houve grande devastação da vegetação e, por isso, criamos uma reserva para justamente preservar as mangabeiras, com todos os cuidados necessários, o que inclui um Plano de Manejo, um conselho deliberativo, o próprio cercamento da área e o repovoamento de áreas devastadas”, frisou.

Projeto

Com um investimento de R$ 124 milhões, a Prefeitura de Aracaju construirá um complexo habitacional onde antes existia a Ocupação das Mangabeiras. Para a execução do projeto, a gestão municipal realocou mais de 1 mil famílias que residiam por mais de cinco anos na ocupação, todas foram levadas para casas alugadas pela Prefeitura onde permanecerão até que as obras sejam finalizadas.

“A nossa expectativa é por um futuro melhor. Teremos uma residência, teremos mais segurança, teremos tranquilidade. Aquilo que está dito na Constituição sobre o direito à moradia está sendo cumprido pela Prefeitura”, afirmou o senhor Cosme França, um dos beneficiados pelo projeto.

 

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.