Poder e Cotidiano em Sergipe
Prazo para pagamento com desconto do IPTU 2022 de Aracaju encerra hoje 17 de Janeiro 6H:53
SERVIÇO

Prazo para pagamento com desconto do IPTU 2022 de Aracaju encerra hoje

O prazo para o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em cota única encerra nesta segunda-feira, dia 17. Quem optar por esse tipo de pagamento terá desconto de 7,5%, desde que não tenha débitos com o Município. Para os que estiverem inadimplentes, o desconto para o pagamento em uma única parcela é de 2,5%.
 
O pagamento também pode ser feito em parcelas, previamente definidas em razão do valor do imposto, conforme estabelece o Decreto Nº 6.631. Para quem optar pelo parcelamento, o vencimento da primeira parcela é em 7 de fevereiro e, nos meses subsequentes, sempre no quinto dia útil.
 
Desde o dia 1º de janeiro, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) iniciou a distribuição dos carnês através dos Correios. Além disso, de forma prática e segura, os contribuintes de Aracaju podem acessar os boletos do IPTU no Portal do Contribuinte, pela internet. Ao garantir essa praticidade, a secretaria orienta, ressalta o assessor técnico pasta, Márcio Porto, que os contribuintes evitem ir até a sede do órgão, levando em consideração o cenário pandêmico.
 
Para visualizar o boleto, ao acessar o Portal, no endereço https://fazenda.aracaju.se.gov.br/#/publica/contribuinte/servicos, o contribuinte clica em IPTU, em seguida, “acesso ao carnê”, e insere o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) e o número da inscrição imobiliária. 
 
“Automaticamente será emitido o carnê. Quando é impresso, não aparece o nome do titular do imóvel e nem o endereço de entrega do imóvel, mas aparece o número de inscrição e o endereço do imóvel, estas são informações públicas, as demais não disponibilizamos por causa da Lei de Proteção de Dados”, ressalta o assessor. 
 
Para aqueles que, por algum motivo, têm dificuldade de acesso à internet e precisam ir até a sede da Semfaz, é preciso realizar o agendamento. Diariamente, são disponibilizadas 280 senhas para atendimento, de uma forma geral.
 
"Neste momento, 80% desses atendimentos estão voltados para o IPTU. Para fazer esse agendamento, pode ser pelo telefone 3179-1100 ou pelo Portal. Se a pessoa vier tão somente para emissão do carnê, além do atendimento presencial, com senha, dispomos de três totens e, com a ajuda de nossos colaboradores, é permitido a emissão”, pontua Márcio. 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.