Poder e Cotidiano em Sergipe
Portal de Transparência do MP de Sergipe ocupa 1º lugar no ranking brasileiro 10 de Julho 7H:44
COTIDIANO

Portal de Transparência do MP de Sergipe ocupa 1º lugar no ranking brasileiro

O Ministério Público de Sergipe ficou em primeiro lugar no ranking que avalia os Portais de Transparência do MPs do Brasil.

A Comissão de Controle Administrativo e Financeiro – CCAF - publicou no “Transparentômetro” do CNMP uma tabela de classificação com a porcentagem alcançada por cada MP.

A CCAF realiza, trimestralmente, um monitoramento nos sites das Unidades Ministeriais, no intuito de verificar o fiel cumprimento das Resoluções CNMP nº 86/12 e 89/12, que dão aplicabilidade à transparência, instituída pela Lei 12.527/11- Lei de Acesso à Informação (LAI), no âmbito do Ministério Público.

O MP sergipano está incluído naqueles classificados com a cor verde, de quem ficou com desempenho “excelente”, tendo em vista ter atendido 100% dos mais de 250 itens utilizados para o ranking da transparência.

O desempenho do órgão ministerial cresceu em relação ao primeiro semestre de 2018, ocasião em que ficou em segundo lugar e cumpriu 99,84% das exigências.

Os Portais devem conter informações relativas à execução orçamentária, financeira e administrativa, as licitações e contratos administrativos e gestão de pessoas, chamada de Transparência Ativa, que consiste no fornecimento de dados independentemente de qualquer solicitação.

Além da Ativa, há também a Transparência Passiva, fornecida de acordo com a solicitação do cidadão.

O Portal da Transparência é uma ferramenta de acesso às informações sobre a gestão administrativa. Por meio dessa comunicação direta, o cidadão pode fiscalizar a utilização de bens e recursos públicos, analisar os gastos e sugerir mudanças de rumos.

CONFIRA O RANKING.

*Com informações da Ascom/MP/SE

Foto: MP/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.