Poder e Cotidiano em Sergipe
PMDB tem maior bancada na Assembleia 9 de Outubro 0H:42

PMDB tem maior bancada na Assembleia

Colaboração de Valter Lima

O resultado da disputa pelas 24 vagas da Assembleia Legislativa de Sergipe teve reflexo direto da corrida eleitoral pelo governo do Estado. Com a vitória do governador Jackson Barreto, seu partido, o PMDB, se tornou a legenda com maior número de deputados estaduais (quatro eleitos) a partir de 2015. Na direção inversa, o PSC, partido do candidato a governador derrotado Eduardo Amorim, reduziu pela metade a quantidade de cadeiras no parlamento estadual – de quatro para duas. Da mesma forma, o PT, partido do ex-governador Marcelo Déda, que, em 2010, elegeu quatro deputados, desta vez, ficou apenas com duas vagas.

 

Na nova formação da Assembleia Legislativa, depois do PMDB, que obteve quatro vagas (Robson Viana, Luciano Bispo, Garibaldi Mendonça e Zezinho Guimarães), os partidos com maior número de parlamentares são o PSD (Jefferson Andrade, Gustinho Ribeiro e Luiz Mitidieri) e o PTC (Vanderbal, Gilson Andrade e Georgeo Passos). O PSD manteve o número atual de cadeiras, já o PTC (que é de oposição) cresceu – passando de uma vaga para três.

 

Em seguida aparecem o PT, com dois eleitos (Ana Lúcia e Francisco Gualberto), o DEM (Augusto Bezerra e Goretti Reis), o PP (Maria Mendonça e Venâncio Fonseca) e o PSC (Antônio dos Santos e Valmir Monteiro). Além do PT e PSC, que perderam metade das suas bancadas, o DEM perdeu um parlamentar. O PDT, o PSB, o PSL, o PT do B, o PRB e o PC do B elegeram um deputado, cada um. Foram Silvia Fontes (PDT), Luciano Pimentel (PSB), Samuel Alves (PSL), Paulinho da Varzinhas (PT do B), Jairo de Glória (PRB) e Padre Inaldo (PC do B).

 

Em 2010, o PSB elegeu dois deputados (Adelson Barreto e Maria Mendonça), mas ambos se desfiliaram do partido, por causa da polêmica votação do Proinveste. Já o PDT, na eleição passada, elegeu dois parlamentares (Zé Franco e Jefferson Andrade), mas um deles não concorreu à reeleição e o outro migrou de partido, indo para o PSD, partido este que recebeu ainda Gustinho Ribeiro (que se elegeu pelo PV) e Luiz Mitidieri (que venceu a disputa anterior pelo PSDB).


A nova formação da Assembleia Legislativa, no entanto, pode passar por alterações. Isto porque o ex-prefeito Sukita (PSB), que obteve 33 mil votos, ainda não teve seu registro de candidatura deferido. Caso ele alcance êxito na Justiça Eleitoral, o PSB passará a ocupar duas vagas. Resta saber, porém, que ele retirará da Casa – se o petista Francisco Gualberto ou o novato Georgeo Passos. Como obteve uma votação expressiva, Sukita pode turbinar a base governista e manter Gualberto. Mas isto ainda não está oficializado pelo coeficiente eleitoral.

Independentemente da presença de Sukita, o governador Jackson Barreto já conta com a maioria no parlamento estadual. Ele tem ao seu lado 14 deputados. Nesta conta entra Goretti Reis, que, embora filiada ao DEM, declarou apoio a JB. Na oposição estão 10 deputados. Com maioria, o bloco governista elegerá a Mesa Diretora, hoje sobe o comando da oposição.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.