Poder e Cotidiano em Sergipe
PMDB realiza palestra sobre legislação eleitoral para seus filiados 19 de Julho 19H:02

PMDB realiza palestra sobre legislação eleitoral para seus filiados

O PMDB de Sergipe realizou ontem em sua sede, em Aracaju, uma palestra sobre as mudanças na legislação eleitoral. O secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), Marcos Vinícius Linhares, coordenou os trabalhos, apresentando as novas normas, alertando para os erros mais frequentes e respondendo às dúvidas dos presentes.

 

 
Pré-candidatos que irão participar da eleição deste ano e representantes dos diretórios municipais de diversos municípios sergipanos compareceram para acompanhar a palestra.
 
 
 
Os vereadores de Aracaju, Dr. Gonzaga e Bigode, além de Márcio Martins, membro da Executiva do partido, e Acácia Calazans, presidente do PMDB Mulher, também estiveram presentes.
 
 
Além de apresentar as principais modificações, Marcos Vinícios ainda esclareceu diversas dúvidas e conversou bastante com os peemedebistas. Entre os temas mais esperados, o secretário do TRE falou sobre coligações partidárias, onde lembrou que partidos coligados para a eleição majoritária podem se apresentar coligados ou isolados na disputa proporcional – ou ainda, não apresentar candidatos.
 
 
 
Ele também alertou para as mudanças no horário eleitoral. Este ano não vai haver propaganda eleitoral de vereador em bloco, serão feitas diversas inserções durante a programação. Já na disputa pelas prefeituras, serão dez minutos a serem divididos entre os partidos políticos, de acordo com a bancada de cada sigla. 
 
 
 
Outro tema abordado foram as convenções partidárias, que já podem ser realizadas a partir de hoje – o período é do dia 20 de julho a 5 de agosto. Ele destacu que não há candidatura nata (ou seja, políticos com mandatos deverão participar das convenções) e que cada sigla deve realizar o seu evento (não vale uma convenção para todos os coligados). Marcos respondeu a diversas questões técnicas e específicas sobre registro da ata.
 
 
Foi citado ainda que não há mais a exigência de colocação de limite de gastos na ata da convenção, já que o teto agora foi estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O tema também suscitou muitas perguntas e críticas ao novo texto que vai reger a eleição deste ano, mas o secretário lembrou: “A lei eleitoral não proíbe tudo, apenas proíbe os abusos”.
 
 
 
Além de apresentar o cálculo que determina a quantidade de candidatos proporcionais que cada partido e coligação pode ter, o servidor do TRE ressaltou os documentos que devem ser apresentados para o registro das candidaturas.
 
 
Propaganda eleitoral
Outro tema que sempre levanta dúvidas é a propaganda eleitoral. Por isso, o palestrante falou sobre as mudanças mais importantes, lembrando que ela só é permitida a partir do dia 16 de agosto. Marcos Vinícius explicou a diferença entre propaganda eleitoral antecipada e a mera promoção pessoal, apresentando ainda as diferanças entre carro-de-som, mini-trio e trio-elétricos, ressaltando quando a utilização de cada um deles é permitido. 
 
 
O secretário judiciário concluiu sua apresentação elogiando a iniciativa do PMDB, afirmando que todas as siglas deveriam se preocupar, justamente neste período que antecede convenções e candidaturas, em trazer orientações para os seus candidatos.
 
 
 
“Para evitar que por desconhecimento da legislação eleitoral, cometam infrações e crimes eleitorais previstos na legislação”, disse ele, confirmando que houve muitas mudanças em relação à última eleição municipal graças à mini-reforma que aconteceu em setembro do ano passado, pela lei 13.165. “Esse evento dá essa oportunidade de esclarecer as principais mudanças”, concluiu.
 
 
 
O vereador Dr. Gonzaga, que compareceu ao evento, também destacou a importância da iniciativa. “É importante participar do evento e estar por dentro da legislação eleitoral. Todos os pré-candidatos ficaram preocupados com as mudanças, e já sabem que devem se esforçar para se atualizar e cumprir as determinações legais”, disse o vereador.
 
 
O vereador Bigode do Santa Maria também considerou o curso muito importante, por deixar bem claro aos pré-candidatos a importância de conhecer as leis que devem ser seguidas pelos candidatos. “Teve muita mudança e por isso precisamos ter um conhecimento profundo”, falou Bigode, destacando as mudanças no financiamento da campanha. 
 
 
 
Da Assessoria de Imprensa

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.