Poder e Cotidiano em Sergipe
PL do fim da fidelização em contratos de telefonia tramita e caráter conclusivo na Câmara 9 de Março 20H:29

PL do fim da fidelização em contratos de telefonia tramita e caráter conclusivo na Câmara

Tramita na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados o PL 5267/13 que propõe a proibição do estabelecimento de cláusulas contratuais que obriguem a fidelização do consumidor e o pagamento de multas para o cancelamento antecipado de contratos de prestação de serviços de telecomunicações.


O líder do PSC, deputado federal André Moura (SE) é membro da Comissão e favorável à propositura.


O texto altera o Código de Defesa do Consumidor que se baseia no conceito da hipossuficiência do consumidor nas relações de consumo e como justificativa, o autor, deputado federal Lelo Coimbra (PMDB/ES) acredita que "o poderio econômico dos agentes (...) podem colocar em risco a autonomia e a liberdade de escolha dos consumidores".


O projeto visa proteger o consumidor e evitar que este seja obrigado a pagar por um serviço insatisfatório. Com o fim da fidelidade, o contratante do serviço fica livre para mudar para qualquer outra operadora de telefonia que ofereça melhor custo/benefício para os serviços contratados.


Para André Moura esse tipo de cláusula é abusiva e é necessário combatê-la. "Como legisladores precisamos coibir tais práticas. O consumidor não pode ser lesado e atrelado a um serviço que não deseja mais usar. Não tenho dúvida de que será de grande benefício para a população".


O projeto tramita em caráter conclusivo, e está aguardando designação de relator.


AssCom/AM

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.