Poder e Cotidiano em Sergipe
Pesquisa mostra que mais de um quarto dos eleitores votariam nulo ou em branco para presidente 16 de Julho 7H:23
PODER

Pesquisa mostra que mais de um quarto dos eleitores votariam nulo ou em branco para presidente

Pesquisa encomendada pela XP Investimentos, sondando intenções de votos para o cargo de presidente da República, apontou que em três dos quatro cenários pesquisados, o percentual de votos nulos ou brancos é superior ao de qualquer pré-candidato. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, o Ipespe, entre os dias 9 e 11 de julho.

Na opinião do cientista político Christian Lohbauer, isso prova que as eleições deste ano permanecem indefinidas.

“Qualquer pessoa que der alguma indicação de que sabe o que vai acontecer, não sabe. É falso. Essa eleição está totalmente aberta, vale a vitória para qualquer um dos candidatos que teria alguma chance”, disse Lohbauer.

A pesquisa analisou quatro cenários. Em todos eles, menos no que o ex-presidente Lula é considerado candidato, o pré-candidato pelo PSL, Jair Bolsonaro, lidera as intenções de voto. Também nestes cenários, a maioria dos entrevistados declarou que seus votos seriam em branco ou nulos.

No primeiro cenário, sem a presença de candidatos do PT, os votos brancos ou nulos representam 27%. Jair Bolsonaro aparece com 23%, seguido de Marina Silva com 13, Ciro Gomes com 9, e Geraldo Alckmin com 8%.

No segundo cenário, com Fernando Haddad como candidato pelo PT - sem apoio de Lula - os votos nulos ou brancos continuaram com 27%. Em seguida, Jair Bolsonaro se mantém na primeira colocação, com 24%, seguido de Marina Silva, com 14%. Ciro Gomes e Geraldo Alckmin permaneceram com nove e oito pontos percentuais, respectivamente.

Neste cenário, quem se destaca também é o pré-candidato Henrique Meirelles - que triplicou as intenções de votos nas últimas semanas, chegando a 3% das intenções.

Cenário com Lula
O cenário muda quando o ex-presidente Lula é considerado candidato. Nesta situação, Lula lidera a pesquisa, com 30% da preferência dos entrevistados. Em seguida aparece Jair Bolsonaro com 20%.

Os votos brancos e nulos representam 13% da preferência dos eleitores. Em seguida, Marina Silva aparece com 10%, seguida de Geraldo Alckmin e Ciro Gomes com 7% cada.

No entanto, para o cientista político Christian Lohbauer, a chance do ex-presidente ser candidato é nula.

“Olha, eu tenho uma opinião muito, talvez, fora da curva em relação à candidatura do ex-presidente. Eu acho que as chances do ex-presidente ser candidato é zero. Eu nem entendo porquê que se insiste tanto na mídia em geral de colocar ele nas pesquisas”, afirmou o cientista político.

Cenário com Haddad
O quarto cenário analisado pelo Ipesp coloca Fernando Haddad como candidato do PT com o apoio do ex-presidente Lula. Nessa situação, os votos nulos ou brancos foram citados por 25% dos entrevistados. Jair Bolsonaro aparece com 21%, seguido de Haddad, com 12%, Marina Silva com 11 e Ciro Gomes com 8%.

*Com informações da Agência do Rádio

Foto: Divulgação/TRE/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.