Poder e Cotidiano em Sergipe
Pelo fim das carroças em Aracaju 9 de Maio 14H:43

Pelo fim das carroças em Aracaju

MAX AUGUSTO
*Jornalista, Editor de Política do JORNAL DA CIDADE e do BLOG DO MAX

 

Aracaju ainda guarda em seus recantos um ar de idade média. Sim, essa é a sensação ao se ver nas ruas veículos de tração animal (as indefectíveis carroças) transportando materiais de construção, lixo, entulho, galhos de árvores... O motor a vapor foi aperfeiçoado há mais de 200 anos; o motor a combustão interna tem mais de cem anos e ainda se vê no trânsito de Aracaju uma forma de transporte utilizada há mais de cinco mil anos.

 
A cidade precisa estudar com urgência o banimento deste tipo de veículo em suas ruas. Por diversos motivos. O primeiro: as carroças causam enormes transtornos no trânsito. Nas estreitas ruas e avenidas da capital, quando ocupam uma faixa, geram uma fila atrás de si e motoristas aperreados tentando mudar para a outra faixa. E quando há ônibus atrás delas?

 

Esses condutores, inabilitados, desrespeitam regras básicas de trânsito e são um incômodo para os motoristas, que se veem obrigados a atentar para mais um problema no ensandecido trânsito da cidade.


 
Descarte irregular de entulhos
Mas há outro ponto: grande parte dos serviços prestados por esses homens que utilizam o animal para garantir o seu ganha-pão é o de descarte de lixo e entulho. Tradicionalmente, o carroceiro é chamado para levar restos de construção, galhos de árvores e muito mais. Só que a grande maioria faz o descarte desses materiais em locais inadequados, como terrenos baldios, praças abandonadas. Isso gera o segundo problema, que tem duas vertentes: a sujeira no espaço público e o problema ambiental, gerado pela destinação equivocada de materiais que poderiam ser aproveitados.

 

Maus-tratos
Ainda há mais. Bem conhecidos são os maus-tratos que os bichos sofrem. Mesmo servindo de sustento a várias famílias, são chicoteados de forma violenta, que geram feridas em seu dorso. A atitude gera revolta em quem vê, mas muitas vezes não há o que ser feito. Há ainda os que sobrecarregam os animais, com excesso de peso nas carroças, muitas vezes subindo e descendo ladeiras ou enfrentando ruas sem calçamento. Sem falar que estando em zona urbana eles não possuem abrigo, vacinação e alimentação adequados.

 

Dez mil carroceiros
O hábito está tão arraigado na nossa cultura que a unidade de medida utilizada pela maioria das casas de materiais de construção é a “carroçada”. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, algumas ONGs avaliam que existem hoje cerca de 10 mil carroceiros na Grande Aracaju. Por isso é tão difícil acabar com o serviço. Essa decisão demandaria um esforço para receber os animais que seriam descartados, além de um encaminhamento para os homens que trabalham na área.

 

Para eles, haveria duas soluções: cadastrá-los e encaminhá-los a programas de formação técnica, para que aprendam outras profissões. Essa é a possibilidade mais viável. Outra seria a criação de programas de microcrédito, para que os trabalhadores adquiram veículos e continuem na mesma área de atuação, ou pudessem iniciar pequenos negócios. Ou seja, é um problema de difícil solução, não há dúvidas. Mas precisamos enfrentá-los.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.