Poder e Cotidiano em Sergipe
Peixes com parasitas podem estar sendo comercializados 13 de Outubro 15H:42

Peixes com parasitas podem estar sendo comercializados

Quatro tipos de peixe bastante consumidos pelo sergipano têm em suas entranhas parasitas que oferecem riscos à saúde do ser humano, podendo causar problemas gastrointestinais e alergias.


São o Bonito de Barriga Listrada, as Vermelhas, provenientes do litoral nordestino, os Tambaquis (criados em viveiros) e os Tucunarés, oriundos da região do Baixo São Francisco.


Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), coordenados pelo pesquisador Dr. Rubens Riscala Madi, do Laboratório de Biologia Tropical da instituição, está estudando o assunto desde 2010 para saber quais os parasitas estão presentes nesses peixes e o que estes podem ocasionar de problemas à saúde tanto ao hospedeiro (peixe) quanto ao ser humano.
 

Os peixes analisados no estudo são coletados, a cada 15 dias, junto a pescadores que navegam desde a região Sul de Alagoas até o Norte da Bahia, e vendem o pescado em Aracaju.


Como o objetivo é o estudo da fauna parasitária, não há a retirada das vísceras do animal, como é feita normalmente antes da comercialização, pois os parasitas podem se alojar nas vísceras e na musculatura.


“Nossa pesquisa possui três vertentes: o meio ambiente, a saúde do peixe e a segurança alimentar, por isso que estamos analisando os pescados de importância comercial”, salientou Rubens Madi.


LEIA MAIS NO JORNAL DA CIDADE.NET

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.