Poder e Cotidiano em Sergipe
Peças roubadas do Museu Histórico de Sergipe foram recuperadas 8 de Maio 9H:53

Peças roubadas do Museu Histórico de Sergipe foram recuperadas

Em uma ação conjunta entre a Secretaria de Cultura e a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), foi preso um homem suspeito de interceptar objetos roubados do Museu Histórico de Sergipe, localizado no município de São Cristóvão. O roubo aconteceu em dezembro do ano passado.

Meses após o roubo, servidores estaduais encontraram imagens de peças do Museu Histórico sendo comercializadas circulando em sites de compra e venda na internet e informaram à polícia. A Delegada Viviane Pessoa iniciou a investigação e descobriu ainda que uma espada roubada tombada pelo Iphan e que é Patrimônio da Humanidade, datada do século XV, foi encontrada no Rio de Janeiro. A prisão de Keslan de Menezes Evangelista foi efetuada e, com ele, foram recuperadas cerca de 170 moedas e um punhal, todos provenientes do século XV. “Tivemos a confirmação da equipe do Museu que eram peças do acervo do Museu. Chegamos ao receptador, que estava com diversas moedas antigas do século XV e um punhal que é desse material tombado. O receptador é morador de São Cristóvão e disse comprou as peças por 30 reais”, disse a delegada.

Medium 8bf82621d1d42ac2cc6715d6b4b1fabdMedium 214e6d278408d0ab5e69fd32053569cbMedium de88b3d2b6d7926fa547f2225d4bbffd

Já o secretário de Cultura Elber Batalha, enalteceu o trabalho da Polícia Civil de Sergipe na resolução do roubo do acervo do Museu Histórico. “Quero parabenizar a eficiência da investigação da Polícia, sobretudo na pessoa da delegada Viviane que não mediu esforços e solucionou o caso em menos de 24h. A cultura de Sergipe é quem agradece a presteza com a devolução dos objetos roubados do Museu Histórico”.

Ainda segundo a delegada, o roubo do Museu Histórico de Sergipe é um crime de receptação qualificada, e, pelo fato de ser patrimônio da humanidade, o acusado pode ser detido de 2 a 8 anos. “Não são objetos que podem ser substituídos. Um roubo dessa esfera é de interesse da humanidade, não só de Sergipe. Uma moeda dessa não tem nem como mensurar o valor. Agora é hora de mostra ao povo de Sergipe o valor das cosias que temos aqui. É uma riqueza de nossa terra, ninguém pode tocar”.

Fonte: Agência SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.