Poder e Cotidiano em Sergipe
PATRÕES TÊM 120 DIAS PARA REGULARIZAR DOMÉSTICAS 3 de Junho 15H:11

PATRÕES TÊM 120 DIAS PARA REGULARIZAR DOMÉSTICAS

Após sanção presidencial da regulamentação da PEC das Domésticas, empregadores devem estar atentos aos direitos da categoria

 
Os empregadores que ainda não fazem o recolhimento do FGTS de suas empregadas domésticas devem agora ficar atentos ao prazo para regularizar o benefício. Antes opcional, a contribuição previdenciária é um dos sete novos direitos que estão previstos na regulamentação da chamada PEC das Domésticas.

O texto que regulamenta a emenda constitucional que amplia os direitos das trabalhadoras domésticas foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff e publicado ontem no Diário Oficial da União. O prazo para que as novas regras entrem em vigor é de 120 dias.

Segundo Marcos Machuca, CEO da Lalabee, os empregadores e empregadas agora entram no último ciclo de ajustes em relação à nova legislação das domésticas, aprovada em 2013. Para fazer o correto controle de toda a contabilidade prevista na Lei, a Lalabee disponibiliza um completo portfólio de soluções que contemplam desde a geração automática de guias de pagamento e recolhimento de tributos ao controle de jornada e marcação eletrônica de ponto.


"A nova legislação estabeleceu um novo paradigma na relação de trabalho, mas por outro lado fazer a contabilidade de uma doméstica tornou-se algo bem mais complexo e desafiador em relação ao passado", diz ele.


Além do FGTS, foram regulamentados pontos como trabalho noturno, seguro-desemprego, salário-família, auxílio-creche, seguro contra acidentes de trabalho e indenização em caso de demissão sem justa causa.

 
Sobre a Lalabee
Lançada em Agosto do ano passado, por Marcos Machuca, a Lalabee (www.lalabee.com.br) fornece uma solução online completa para marcar o ponto através de APP ou o telefone de casa e fazer toda a contabilidade do empregado doméstico de acordo com a PEC das Domésticas. Nos últimos meses, a empresa também passou a realizar uma série de acompanhamentos sobre o mercado, publicando a Pesquisa Anual de Custos das Domésticas, um inédito levantamento de custos da categoria nas 27 capitais brasileiras, e o Relatório de Acompanhamento de Processos Trabalhistas das Domésticas, que no último ano registrou aumento de 25% no número de ações movidas no Estado de São Paulo.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.