Poder e Cotidiano em Sergipe
Parto humanizado: PL de Maria do Carmo proíbe uso de algema em gestante 16 de Março 18H:30

Parto humanizado: PL de Maria do Carmo proíbe uso de algema em gestante

Uma em cada quatro mulheres sofre algum tipo de violência durante o parto no Brasil. É o que revela pesquisa Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado, divulgada em 2010 pela Fundação Perseu Abramo. Os abusos vão desde as cesáreas excessivas, ao desrespeito moral, físico e psicológico.


Para tentar encontrar uma saída para o problema, o Senado da República começa a analisar algumas matérias que tratam sobre o tema. Uma delas, é de autoria da senadora licenciada, Maria do Carmo Alves (DEM) que proíbe que a gestante detenta seja algemada durante o parto.


O parto é um momento sublime para a mulher e ela deve estar livre de qualquer prática abusiva e constrangedora quando for dar à luz. O nosso Projeto de Lei traz essa proposta de humanizar o parto e fortalecer a mulher, principalmente, essas que sofrem privação de liberdade. É uma forma de permitir que ela tenha o filho e o receba de forma plena, enquanto mãe”, defendeu Maria, que ocupa atualmente a Secretaria da Família e Ação Social de Aracaju. 

Maria ressaltou que a relação de procedimentos inadequados é extensa e muitas mulheres nem sabem que podem considerá-los violência.


“Entendemos que precisamos garantir dignidade a essas mães nesse momento que é tão importante para qualquer de nós”, afirmou, lembrando que o Brasil tem diversas normas que buscam a adoção do parto humanizado não apenas no Sistema Único de Saúde (SUS), mas, também, nos hospitais particulares.


Assessoria da parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.